Política

FMS anuncia liberação de R$ 3,8 milhões em emendas para o Hospital São Marcos

Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou nesta segunda-feira (28) a liberação de R$ 3,8 milhões em emendas parlamentares destinadas ao Hospital São Marcos. O anúncio ocorreu durante reunião na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e contou com a presença do presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB); do líder da Bancada Federal, deputado Merlong Solano (PT); do secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz; de representantes do hospital; do deputado Henrique Pires (MDB) e do ex-deputado Luciano Nunes.

O recurso atende a um pleito de Merlong Solano, que vinha denunciando a retenção das emendas desde a gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa. Apesar de considerar a liberação um avanço, o deputado destacou que a medida ainda é insuficiente para resolver a grave crise financeira enfrentada pelo Hospital São Marcos.

"Estamos buscando soluções imediatas para a grave crise financeira que o Hospital São Marcos vem enfrentando. Eu e outros deputados havíamos destinado emendas para o hospital em anos anteriores e essas emendas estavam travadas na FMS. Hoje, em reunião com o presidente Charles da Silveira, fomos informados que a liberação das emendas já está em andamento. É um alívio, mas não resolve a situação. Primeiro, porque o valor está bem aquém das necessidades do hospital; segundo, porque as emendas foram destinadas para fins específicos que precisam ser respeitados. Mesmo assim, chegam como uma ajuda. Agora vamos avaliar as medidas que serão tomadas para solucionar o problema a médio e longo prazo", afirmou Merlong.

Apoio do Ministério da Saúde

Além da liberação das emendas, o Hospital São Marcos também contará com o apoio do Ministério da Saúde. Técnicos da pasta chegaram a Teresina nesta segunda-feira (28) para iniciar tratativas com a Secretaria Estadual de Saúde, a FMS e a direção do hospital.

A agenda foi definida após reunião realizada na última quinta-feira (24), em Brasília, e inclui audiências para definição de um diagnóstico oficial e das soluções que deverão ser pactuadas.

"Os técnicos do Ministério da Saúde desembarcam em Teresina hoje à noite e amanhã terão audiências com a Secretaria Estadual de Saúde, Hospital São Marcos e a Fundação Municipal de Saúde para o acerto final. Dessas conversas e dos levantamentos de dados oficiais sairá o diagnóstico do Ministério da Saúde e as soluções que serão pactuadas. A gente vai seguir acompanhando para que se chegue a uma solução para resolver o problema a curto, médio e longo prazo", reforçou Merlong.