Política

PSB afasta Tatiana Medeiros e inicia processo de expulsão por suspeita de ligação com facção

Divulgação

O secretário estadual de Planejamento do Piauí e presidente do PSB em Teresina, Washington Bonfim, afastou a vereadora Tatiana Medeiros (PSB) do cargo que ocupava na executiva municipal do partido e ingressou com uma representação contra ela no conselho de ética da sigla. A medida foi tomada no último dia 20 e está relacionada à investigação da Polícia Federal sobre o suposto envolvimento da parlamentar com facções criminosas durante as eleições municipais de 2024.

Investigação e Motivos do Afastamento

Em um documento de 11 páginas, Bonfim justificou sua decisão citando a Operação Escudo Eleitoral, que mirou Tatiana Medeiros e sua ONG, onde foram apreendidos R$ 100 mil em espécie. Além disso, ele destacou a relação da vereadora com Alandilson Passos, apontado como integrante da facção criminosa Bonde dos 40.

O secretário afirmou que a permanência da vereadora na executiva do PSB prejudica a imagem do partido e ressaltou que as acusações contra ela são graves. “Essas investigações e a imputação de que a representada é uma candidata eleita pelo crime, com subordinação à vontade política de facções perigosas, devem ser rigorosamente apuradas. Enquanto isso, toda essa situação associa a representada a uma inidoneidade moral, ao crime e à fraude da vontade popular”, diz trecho do documento.

Bonfim enfatizou ainda que Tatiana Medeiros deveria ter se afastado por conta própria para se dedicar à sua defesa. “Ao não fazer isso, não se pode ignorar sua falta absoluta de condições políticas para estar nas posições que ocupa no PSB, sendo moralmente inadmissível que continue a ocupar um cargo de gestora do partido”, declarou.

Outro Lado

A vereadora Tatiana Medeiros afirmou que foi pega de surpresa com a decisão e criticou a falta de diálogo dentro do partido. “Estou sendo punida por supostas ações de terceiros, é um absurdo. Apesar de surpresa, estou em paz. Tenho certeza de que, se fosse um homem, o tratamento seria diferente. Sigo respeitando meu partido, e meu foco é fazer meu mandato para a população que me elegeu”, disse.

A parlamentar também afirmou que sua equipe jurídica está acompanhando o caso e que buscará esclarecer os fatos.