Cidade

Governador entrega reforma de escola em Teresina que acumula medalhas em competições

Divulgação

O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, inauguraram, nesta segunda-feira (31), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva, no bairro Itararé, zona sudeste de Teresina. A unidade tem se destacado em competições de conhecimento e no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Foram investidos R$ 3,5 milhões na estrutura, aquisição de mobiliários e equipamentos. O colégio possui 12 salas de aula, laboratório de Ciências, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, laboratório de informática, vestiários, refeitório e a quadra poliesportiva coberta.

Rafael enfatizou que a escola já tem bons resultados na educação e, com os investimentos, a aprendizagem será melhor ainda. “Resultado da dedicação dos alunos e do compromisso dos professores e servidores administrativos. Você imagina agora com esse investimento na infraestrutura física e tecnológica, adequando o padrão de qualidade”, comentou Fonteles.

No ano passado, os alunos do Ceti Didácio Silva conquistaram 25 medalhas, entre ouro, prata e bronze, em diversas olimpíadas do conhecimento, nas áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, Física e Ciências.

Já no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o Ceti alcançou 58 aprovações, com três estudantes nas primeiras colocações dos cursos.

O investimento faz parte das ações da Seduc para transformar todas as escolas do ensino médio do Piauí em tempo integral e, para isso, elas precisam passar por reformas. Além disso, as unidades também passam a cursos técnicos integrados ao médio. Na Didácio, os 460 alunos têm aulas de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, informou que todas as escolas do Piauí estão passando por reformas para se adequarem ao ensino em tempo integral. “O Piauí é o primeiro estado brasileiro a transformar todas as suas escolas de ensino médio em escolas de tempo integral com ensino profissional, isso já está acontecendo nos 224 municípios”, afirmou o gestor.

Carlos Arthur, aluno do terceiro ano, elogiou principalmente a entrega do laboratório de informática. “Antigamente a gente ficava no celular. Já que não pode mais usar o celular, a gente pode ficar aqui lendo, pode ficar pesquisando por meio do laboratório, fazer experimentos, realizar pesquisas e coisas assim”, destacou o estudante.

A diretora Valdália Mateus comemorou o fato de a escola ter sido reformada justamente no ano da avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Essa mudança é importante e este ano ela tem uma importância maior, porque nós estamos em ano de Ideb. Então, assim, todo esse aparato, com salas de informática, com biblioteca reformada, laboratório de ciência, contribui para o aprendizado do aluno. E esse aprendizado vai refletir lá nas provas externas”, comentou a gestora.

O Ceti também ganhou uma sala do Programa Saúde Digital, que permite a alunos, pais e funcionários terem acesso a teleconsultas médicas.