-
Menina é abandonada em UBS de Teresina, e mãe é suspeita de ter sido assassinada; polícia investiga o caso
-
Bandido conhecido como ‘Pânico’ morre em troca de tiros com a polícia em Teresina
-
Cannabis medicinal: STJ aprova cultivo e aguarda regulamentação da Anvisa
-
Empresário é preso vendendo motocicleta roubada no interior do Piauí
-
Vereadora eleita em Teresina é companheira de alvo da Operação Denarc 64
Divulgação
A Polícia Civil do Piauí apresentou nesta terça-feira (21), os resultados da Operação Bad Vibes, que visa a repressão à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. A operação ocorre em 13 estados incluindo o Piauí. Aqui no estado um homem, de identidade não revelada, foi preso preventivamente na cidade de Cocal dos Alves, no norte do Estado.
Os criminosos comercializavam e consumiam vídeos e fotografias com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. Além do Piauí, outros 12 estados também receberam ações da Operação Bad Vibes: Amazonas, Santa Catarina, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.
A operação foi coordenada pela Diretoria de Inteligência da PC-PI e contou com o apoio de equipes da Superintendência de Operações Integradas e participação da Delegacia de Cocal, que acompanharam o trabalho das buscas. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos equipamentos computacionais, sendo diversos HDs internos, que serão encaminhados para análise.
A ação ocorre como desdobramento do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), visando dar maior visibilidade a essa luta e promover conscientização dos perigos a que esse grupo vulnerável pode estar exposto. No Brasil, a pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão; de 3 a 6 anos para quem compartilhar; de 4 a 8 anos de prisão para quem produz conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.
Operação Bad Vibes
O nome da operação está ligado ao fato de os crimes terem sido praticados por meio de uma plataforma de mensagens. A operação foi nominada Bad Vibes, que significa "más vibrações" ou "más energias". A Operação Bad Vibes iniciou em outubro de 2023 e já se encontra na terceira fase.
Fonte:cidadeverde.com