-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Semec realiza I Intercâmbio de Xadrez das Escola de Tempo Integral de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação de (Semec) promoveu nesta quinta-feira (15), na Escola Municipal Mocambinho, na zona Norte de Teresina, o I Intercâmbio de Xadrez nas Escolas Municipais de Tempo Integral de Teresina.
Divulgação
A Secretaria Municipal de Educação de (Semec) promoveu nesta quinta-feira (15), na Escola Municipal Mocambinho, na zona Norte de Teresina, o I Intercâmbio de Xadrez nas Escolas Municipais de Tempo Integral de Teresina. O evento contou com a participação de 120 alunos de cinco escolas.
“O objetivo é promover a interação dos alunos que fazem a disciplina de xadrez em diferentes unidades de ensino. Haverá entrega de medalhas para todos os participantes e os campeões das categorias masculino e feminino receberão brindes”, explica a coordenadora das Escolas de Tempo Integral da Semec, Regina Amorim.
O torneio contou com alunos da Escola Municipal Ofélio Leitão, E.M. Conselheiro Saraiva, E.M. Clidenor de Freitas, E.M. Areolino Leôncio e E.M. Mocambinho nas categorias Sub-10, Sub-12, Sub-14 e Sub-16. Em 2023 serão realizados quatro intercâmbios, com a final reunindo os grandes campeões das quatro regiões da cidade.
Wesley Vitor de Sousa, aluno do 8º ano da Escola Municipal Areolino Leôncio, diz que “é bom ter esse tipo de competição porque dá a oportunidade de os alunos mostrarem seu talento e também integra com outras escolas”. Wesley foi um dos três alunos que representaram o Piauí na edição deste ano dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), no Rio de Janeiro.
“O Xadrez desperta e aprimora habilidades nos alunos, como a atenção, o raciocínio lógico, a memória, a autocrítica, a reflexão e a coordenação motora, que podem ser aproveitadas em todas as outras disciplinas. E tem o lado social também, onde o aluno aprende a ter e aprimora a sua reciprocidade. O xadrez é para além do tabuleiro”, afirma Hilda Mara Araújo, professora referência da disciplina de Xadrez nas escolas de tempo integral de Teresina.