-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
Divulgação
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7322/17, que autoriza técnicos em enfermagem a exercerem funções de auxiliares sem a necessidade de um segundo registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). A proposta visa simplificar a atuação dos profissionais e eliminar a cobrança duplicada de anuidade.
O deputado Daniel Coelho (Cidadania-PE), autor do projeto, defende que o ajuste na legislação é uma medida justa para evitar custos adicionais aos técnicos que já possuem qualificação para desempenhar funções de auxiliar. A proposta adiciona uma nova previsão à Lei 7.498/86, que regulamenta a hierarquia das atividades de enfermagem, composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares.
O parecer do relator, deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), foi favorável à proposta. Ele argumenta que o Coren deve fiscalizar a atuação do profissional com base em sua competência, sem necessidade de registros distintos que gerem cobranças adicionais. “Não há justificativa para a exigência de registros diferenciados, o que acaba onerando os profissionais de forma desnecessária”, afirmou Ovando.
A proposta seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo. Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara e pelo Senado Federal.