-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Semcaspi pede apoio à população no combate à violações de direitos pelo Disque Cidadania
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), destaca a importância de denunciar a violação de direitos pelo Disque Cidadania
Atendimento pelo Disque Cidadania. Foto (Ascom/Semcaspi)
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), destaca a importância de denunciar a violação de direitos pelo Disque Cidadania. O número para realizar denúncias é 0800 280 5688, sendo as próprias vítimas de violação ou mesmo testemunhas.
O Disque Cidadania é um instrumento de denunciar violências de natureza diversa, como: doméstica; extra familiar; violências contra mulheres, jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua; exploração sexual; discriminação de gênero, raça ou etnia; trabalho infantil; casos de pessoas em restrição de liberdade, casos de usos de substâncias psicoativas, dentre outros.
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a formalização da denúncia a órgãos competentes é um ato de cidadania, empatia e dever enquanto cidadão.
“É por meio das denúncias recebidas pelo Disque Cidadania, que a Semcaspi, por meio da Gerência de Direitos Humanos, consegue fazer os devidos encaminhamentos aos órgãos que compete cada caso denunciado. Denunciar é sim um ato de cidadania e de empatia com quem está sendo violado e em uma situação vulnerável”, pontuou.
Segundo Eduardo Aguiar, secretário executivo da Semcaspi, o denunciante não precisa se identificar, mas é necessário informar, com dados consistentes, para que se possa atingir o objetivo, ter conhecimento dos casos e encaminhar aos órgãos competentes.
“O número de denúncias ainda é tímido. No entanto, a violação que registrou o maior número de denúncias foi violência doméstica contra crianças e adolescentes. Estamos reforçando a existência deste serviço, para que as pessoas denunciem diante de casos que vivenciem ou mesmo que testemunhem, para que possamos tomar as devidas medidas de proteção às pessoas violadas”, destacou.
O Disque Cidadania está disponível de domingo a domingo, de 8h às 18h, e funciona no prédio Casa da Cidadania (Cenajus), localizado na Rua Coelho Rodrigues, Centro/Sul.