-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Semam apresenta projeto Jardim Sensorial no Cidade Inclusiva
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), irá participar, nos dias 5 e 6 de dezembro
Secretário da Semam Luis André e Naisis Castelo Branco, gerente do NEA, conferem os primeiros modelos prontos (Foto: Ascom/Semam)
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), irá participar, nos dias 5 e 6 de dezembro, no Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto, região Sudeste de Teresina, da primeira edição do Projeto Cidade Inclusiva com o Jardim Sensorial.
O projeto que será apresentado pela Semam é uma experiência imersiva na qual o visitante é convidado a aguçar os sentidos ao atravessar uma instalação que remete a um Jardim, local que, por definição, permite uma experiência onde a visão é despertada pelas diferentes cores e formas das plantas, o olfato é aguçado pelo cheiro das flores e frutos, o paladar por meio da degustação de alimentos, a audição pelos diferentes ruídos e o tato pelas diferentes texturas percebidas com auxílio, seja das mãos ou pés.
Projetado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), o Jardim Sensorial consiste em uma tenda com armações em madeira reciclada com centenas de pequenos vasos com plantas de todo tipo, das medicinais às aromáticas. O piso contará com diferentes texturas – pequenas pedras, areia, folhas secas e grama –, para quem fizer o percurso andando.
Para os cadeirantes, há a mesma versão do jardim, mas com piso tátil. Placas em braile e corrimões adaptados às estruturas também foram incluídos, assim como a degustação de chás ao final da experiência, que tem apoio da Divisão de Educação Inclusiva (DEI), da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Nativa Consultoria Ambiental, Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Postos Cacique, OAB Piauí e Grupo SN Ambiental.
A programação do evento, que espera cerca de 1000 pessoas nos dois dias, inclui palestras sobre educação, saúde, assistência social, transporte, esporte, lazer, trabalho, acessibilidade, além de apresentações artísticas e culturais. Simultaneamente, será realizada a prestação de serviços pela rede de atendimento às pessoas com deficiências, contando com a participação de diversos parceiros, como órgãos governamentais, faculdades e entidades e instituições sociais.