Notícias

Professores da Rede Municipal de Teresina poderão participar de curso sobre fundamentos do esporte paralímpico

Professores da Rede Municipal de Educação de Teresina vão poder participar do curso de ensino à distância (EaD) “Movimento Paralímpico

Foto: Ascom Semec

Professores da Rede Municipal de Educação de Teresina vão poder participar do curso de ensino à distância (EaD) “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”, desenvolvido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O secretário municipal de Educação de Teresina, Nouga Cardoso, e representante do setor de esportes da Secretaria Municipal de Educação (Semec), estiveram reunidos com o Coordenador do Programa de Educação Paralímpica do CPB, David Farias, para acertar os detalhes da parceria.

“É uma ótima oportunidade para que os professores de educação física e de outras disciplinas possam atuar com atividades físicas e esportivas junto às crianças com deficiência física, levando saúde, integração social e bem estar físico e mental a estes alunos”, afirma o secretário Nouga Cardoso.

O curso, que tem caga horária de 46 horas, trata, dentre outros temas, sobre a história do esporte paralímpico e sua estrutura, as deficiências elegíveis, aspectos gerais da classificação esportiva e demonstra como o esporte paralímpico pode ser introduzido na escola.

Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade dos alunos da Rede Municipal de Ensino terem acesso ao Centro de Treinamento Paralímpico, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a partir do ano que vem. “Com isso, os estudantes terão a oportunidade de participar das modalidades paratletismo, parabadminton e paranatação, promovendo o esporte paralímpico nas escolas municipais de Teresina”, conta Rosana Leal, da Divisão de Esportes da Semec.