Cidade

Prefeitura de Teresina alerta a população sobre o descarte irregular do lixo no período chuvoso

A PMT pede a conscientização da população para que realize o descarte de resíduos de forma correta, sem causar transtornos, doenças e enchentes.

PMT alerta a população sobre o descarte irregular do lixo na capital (Foto: Semduh)

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) tem realizado ações de conscientização da população referente ao descarte correto do lixo na cidade, mas infelizmente em alguns pontos da capital a população insiste em praticar o descarte irregular do lixo, como é o caso da rua Professora Tonhão, no bairro São Cristóvão, zona Leste da capital, onde a prefeitura limpa o espaço e a população insiste em despejar os resíduos incorretamente.

A Prefeitura de Teresina já realizou várias intervenções no local, incluindo o recolhimento destes resíduos, tendo em vista que no espaço possui um container para o recebimento desses materiais descartados pela população, mas infelizmente, as pessoas continuam despejando o lixo no entorno do container, de forma irregular.

A Prefeitura de Teresina pede a conscientização da população para que realize o descarte de seus resíduos de forma correta, sem causar transtornos a sociedade como proliferação de doenças e enchentes, devido ao acúmulo de lixo em locais inapropriados, assim, promovendo uma cidade mais limpa, sem impactos ambientais e de saúde pública.

O coordenador de Limpeza Pública da Semduh, Fabricio Amaral, chama a atenção das pessoas que vivem no entorno da rua Professora Tonhão e pede a conscientização/colaboração dessas pessoas, em manter o local limpo, sem ocasionar problemas à cidade.

“Na rua Professora Tonhão, a Prefeitura de Teresina tem realizado a limpeza diariamente do local, no qual também é feito um trabalho de conscientização com as pessoas que fazem parte daquela região, mas infelizmente a população insiste em despejar seus resíduos no local de forma incorreta. Com o acúmulo do lixo as pessoas estão submissas a proliferação de doenças, entupimento de galerias e bueiros que provocam inundações pela cidade. Pedimos que a população descarte seu lixo corretamente, tendo em vista, que a Prefeitura disponibiliza coleta domiciliar, coleta seletiva e pontos estratégicos na cidade, para o recolhimento desses resíduos”, esclarece.

Em Teresina, fiscais do programa Lixo Zero, monitoram vários pontos de descarte irregular do lixo na capital, onde presenciam pessoas jogando lixo em locais proibidos: terrenos abandonados, ruas, calçadas, praças e bueiros. Esse tipo de ação é passível de multa que variam entre R $407 e R $4.074, de acordo com a gravidade da infração (leve, grave, muito grave e gravíssima).