-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Pré-Enem: estudantes abraçam Corujão da Vitória e viram a noite na última revisão do ano
No Piauí, mais de 83 mil estudantes devem fazer as provas do Enem no próximo domingo (13).
Foto: Divulgação
“As revisões são bastante importante para gente, com elas conseguimos captar muita coisa e assim temos a oportunidade de conseguir uma boa pontuação na prova”, conta a aluna do CEEP Benedito Portela Leal de Elesbão Veloso, Stefane Aparecida, de 16 anos. “Eu acordo de manhã cedinho, faço minhas tarefas e às 12h30 sigo pra escola, e de 13h às 18h20 fico estudando a tarde toda. Sempre que posso acompanho as revisões presenciais e pretendo cursar direito”. A estudante disse ainda que assiste aos vídeos e tutoriais no youtube do Canal Educação e as aulas Ao Vivo. “Nada me impede de estudar, já participei também de grupos do WhatsApp com tira-dúvidas e questões. Minha rotina é boa, mas bastante puxada, quase não tenho tempo de ficar com minha família, mas tudo isso vale a pena para poder ter um futuro melhor e aqui eu posso ter essa oportunidade”, conta a estudante.
Já a estudante Caroline Gavinho, do CEEPRU Professora Maria de Jesus Carvalho, de Barras, afirma que tem uma rotina diária de estudos. “Eu tenho uma caderneta e defino os dias para cada disciplina. Acordo 7h, faço o dever de casa, a tarde vou para escola e à noite ainda dou aula de reforço”. Caroline conta que já participou de algumas revisões presencias e também as do Canal Educação que complementam o que estuda na sala de aula.
Assim como Stefane e Carol, outras centenas de estudantes lotaram o Teresina Hall, nessa quinta-feira (10), até o amanhecer do dia, com as tradicionais aulas e ainda com atrações artísticas como o cantor Teófilo; o destaque piauiense do Tic Toc, Mário MC; e ainda o cantor David Torquet. Vale lembrar que, além da revisão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mantém ativa toda a sua plataforma de preparação para o exame.
Iniciando a noite, os presentes conferiram a apresentação do grupo folclórico piauiense, seguido das boas-vindas do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera. “Desejo que todos tenham bons resultados nas provas. Aqui estamos encerrando mais uma etapa. Foi um ano de muita preparação com o Pré-Enem Seduc, com toda a equipe, estrutura e o time que fizeram toda a diferença em toda a plataforma, intensificando e mobilizando os estudantes de todo o Estado. Agora é esperarmos o grande dia e colhermos os resultados”, ressaltou o secretário.
Logo após, os estudantes puderam conferir aulas das disciplinas: língua portuguesa, educação física, artes, literatura, geografia, história, biologia, física, química, matemática e redação.
Participando pela primeira vez da revisão presencial, Raquel Medeiros, acompanhada do seu filho Paul Daiano, conta que também acompanha as revisões on-line do Canal Educação. “Para mim, é uma grande oportunidade, pois não estou estudando em nenhuma escola e aproveito para poder aprender e tirar dúvidas com as aulas que acontecem durante todo o ano por meio da mediação tecnológica no youtube”, conta ela que pretende cursar educação física.
Já o seu filho Paul, aluno da Unidade Escolar Joel Ribeiro, afirma que as revisões valeram muito para o seu aprendizado. “Elas facilitam o meu aprendizado e me dão oportunidade para poder fazer um curso melhor”. O jovem disse que tem interesse em fazer medicina.
Para o professor Paulo Henrique, de Biologia, esse momento é a culminância de um trabalho que foi feito ao longo do ano. “Esse trabalho tem dois objetivos: relaxar o pessoal, pois a prova já é no domingo e há uma tensão natural, desse momento aqui se desfaz essa tensão com atividades culturais e atividades de relaxamento, e ao mesmo tempo, os professores mais experientes passam as últimas dicas, que serão preciosas para a aprovação dessa meninada no domingo”, afirma o professor.
De acordo com a diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, as escolas da rede estadual, junto com o time Pré-Enem Seduc, não param na execução de ações que olham para a preparação e mobilização dos estudantes que farão as provas do Enem.
“Toda essa mobilização também se dá por meio das ferramentas digitais. Teremos muita mobilização apoiando todo o trabalho que as escolas já realizam com intensificação de simulados, nas salas de aula on-line. Estamos ainda trabalhando intensamente com a preparação das redações e os podcasts da equipe multiprofissional, com as nossas psicólogas, agregando ainda valor na frente de preparação do ponto de vista emocional, além de orientações nutricionais e físicas para os estudantes que vão fazer o Enem”, finaliza.
Dia “E”
A Seduc organizará postos de acolhimento nos locais de aplicação da prova em Teresina e no interior, com o intuito de garantir suporte aos estudantes da rede pública de educação. Durante os dois domingos de realização do exame, nos dias 13 e 20, as equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs) estarão nos postos realizando a entrega de garrafas de água mineral, informativos, doces, além da motivação final antes da prova.