Cidade

Permissionários de mercados públicos de Teresina recebem capacitação

O projeto encerra no mês de janeiro e já contemplou dois importantes mercados da capital.

Divulgação

O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Prefeitura, desde o mês de setembro, realizou cursos de capacitação nos Mercados Públicos de Teresina. O projeto encerra no mês de janeiro e já contemplou dois importantes mercados da capital, o do Mafuá e do São Joaquim.

As Oficinas desenvolvidas foram pensadas para promover a capacitação e o desenvolvimento da equipe, trabalhando diretamente, na forma de atendimento ao turista e boas práticas.

Para o secretário da pasta do Turismo do Estado, Marcelo Costa, iniciativas como essas são importantes e precisam ser continuadas. “O Capacita Tur é um projeto que foi desenhado por mim, mesmo antes de assumir a gestão, já havia sido conversado sobre o assunto. O projeto oferece oficinas de treinamento e capacitação de pessoas que lidam diretamente com o turista em nosso Estado. Não adianta termos um excelente produto ou serviço, ou apenas um grande atendimento, o que buscamos é poder fornecer técnicas para oferecer ao cliente, seja ele o turista ou frequentador assíduo dos mercados, uma grande experiência”, frisa o gestor.

A sustentabilidade social também é uma das protagonistas da ação. Segundo Rossana Aboud, consultora do projeto, o desafio é proporcionar a melhoria da qualidade de vida com a utilização dos recursos que a comunidade já possui, reduzindo as desigualdades sociais e ampliando o acesso à educação.

“Os mercados não foram escolhidos à toa para que iniciássemos esse projeto. Os mercados fazem parte da história e cultura da nossa cidade e contribui diariamente para o desenvolvimento comercial e turístico de Teresina. A função social e comunitária vai além da função econômica. Os frequentadores dos mercados tem a oportunidade de experimentar a gastronomia típica local, além de ser um importante ponto de encontro. O turista certamente sai com uma boa experiência”, acrescenta a empresária.

Roncalli Filho, superintendente das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro, destacou que o objetivo é estender a ação para os demais mercados da capital. “É uma ação importante que ajuda a qualificar os nossos permissionários e que vai, certamente resultar em um aumento de renda e também para o turismo da cidade. Bastante gente de fora vem e quer conhecer os mercados e a capacitação vai ajudar nesse melhor atendimento”, finaliza o gestor.