-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Novembrinho Azul: Campanha realiza cirurgias urológicas em crianças e adolescentes em Teresina
Os procedimentos acontecem nesta segunda-feira (07), no Hospital Infantil Lucídio Portella.
O Governo do Estado do Piauí, através da Secretária de Estado da Saúde realiza nesta segunda-feira, 07, a campanha “Novembrinho Azul” no Hospital Infantil Lucídio Portella. O objetivo é promover e conscientizar a população sobre a saúde do homem desde a infância, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce das doenças urológicas.
Para reforçar os cuidados com a saúde do homem, o Governo do Estado do Piauí, criou a lei nº 7.224 de 18 de junho de 2019, que dispõe sobre o Dia 07 de Novembro, visando prevenir os agravos externos, violência doméstica e doença especifica do sexo masculino, oferecendo atendimentos a meninos de 0 a 19 anos, para que sejam orientados sobre doenças urológicas prevalentes na infância e adolescência, também educação sexual e vulnerabilidades aos agravos externos.
O Novembrinho Azul iniciou em 2017, atendendo crianças e adolescentes de todo o estado do Piauí com consultas e exames. "Mas este ano vamos priorizar as cirurgias urológicas", informa o diretor do HILP, Dr. Ribamar Bandeira.
"Além das cirurgias, os profissionais de saúde do HILP realizam gratuitamente no Hospital Infantil, das 8h às 12h, atendimentos ambulatoriais, palestras educativas, atividades recreativas, acolhimento familiar e multiprofissional por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, dentre outros especialistas", declara Dr. Ribamar.
O sucesso dessa campanha está condicionado ao envolvimento também das professoras do Projeto de Escolarização Hospitalar e Domiciliar quanto à participação, engajamento e organização dos estudantes, na perspectiva de que esses se tornem protagonistas de suas próprias histórias, quando através de atividades escolares tratam de temas voltados para a saúde gênito-urinária, como a fimose, distopia testicular, vacina contra HPV e a varicocele, que são importantes fatores de risco para doenças na vida adulta, como câncer de pênis, câncer de testículo e infertilidade masculina.
Powered by Froala Editor