-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Governadora Regina Sousa recebe visita da presidente da FioCruz
Governadora agradeceu o apoio em especial no momento de enfrentamento à Covid 19, onde a FioCruz manteve diálogo com as instituições federais, estaduais e municipais.
A Governadora Regina Sousa recebeu nesta segunda-feira (08), a presidente da FioCruz, Nisia Trindade, no Palácio de Karnak. A visita de cortesia foi também de reafirmação das parcerias com a entidade que desde 2014 atua fortemente no Piauí, por meio de parceria firmadas com universidades, instituições de pesquisa, rede assistencial e gestores do sistema de saúde. Os secretário de Saúde, Neris Júnior, também participou da audiência.
Na oportunidade a governadora agradeceu o apoio em especial no momento de enfrentamento à Covid 19, onde a FioCruz manteve diálogo com as instituições federais, estaduais e municipais, exercendo atividades consultivas, de orientação e assessoria científica para ações de prevenção e de combate a Covid-19, além da proposição e execução de projetos de pesquisa envolvendo diversos segmentos interinstitucionais.
“Foi um momento muito difícil em que houve também a ausência do Governo Federal. E a Fiocruz e outras instituições fizeram um papel que tinham que fazer ajudando nas pesquisas, nas estatísticas na questão das vacinas e teve uma presença muito forte no Piauí e em todo o Nordeste”, comentou Regina Sousa.
Os projetos desenvolvidos pela Fiocruz Piauí também têm forte inserção no campo das doenças negligenciadas e da pobreza, em seus aspectos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais, estando alinhados ao cenário regional, no qual as doenças infecciosas permanecem com morbidade significativa. “Além destes, implementamos ações na área social em saúde visando a participação dos sujeitos sociais contribuindo assim no processo de democratização das políticas sociais e de saúde pública. Pesquisas biomédicas, saúde da família dentre outras”, disse a presidente.
“Nós trabalhamos de uma maneira muito intensa a Vigilância da Saúde junto com o Laboratório Central do Estado preparar as diferentes emergências isso se intensificou muito em surtos de dengue, Zikavirus e na Covid 19. A saúde materno infantil também é um campo de parceria, pois trabalhamos juntamente com o Estado para diminuir a mortalidade infantil, que é uma dos grandes problemas do país. Tudo isso na perspectiva da ciência e da tecnologia em favor do Sistema Único de Saúde”, disse a presidente Nízia Carvalho.
Neris Júnior destacou que a parceria com a Fiocruz também tem como objetivo preparar a gestão para enfrentamento de momentos emergênciais.
“Passamos por essa pandemia e fomos um dos estados que mais se sobressaiu em relação aos outros estados em relação a gestão e ao combate da pandemia. Nós fomos campeões e vacinação e a FioCruz tem diversos estudos sobre a efetividade das vacinas vigentes no Brasil e seu estudos ajudam a nortear as ações em diversas áreas” destacou o secretário de saúde, Neris Júnior.
Powered by Froala Editor