Cidade

FMS promove ações de combate ao Aedes aegypti nos hospitais

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove no mês de março uma programação para o fortalecimento de estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, além de ações de conscientização, prevenção e manejo da dengue, zika e chikungunya.

Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove no mês de março uma programação para o fortalecimento de estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, além de ações de conscientização, prevenção e manejo da dengue, zika e chikungunya. A atividade se inicia na próxima segunda-feira (27), no Hospital de Primavera, e percorre todos os hospitais, UPAS e maternidades do município.

Entre as ações previstas estão palestras para profissionais e população que se encontram nas filas de espera desses estabelecimentos, inspeção ao prédio a fim de detectar e eliminar possíveis focos do mosquito, entrega e divulgação de material de combate ao Aedes aegypti e também serão montados stands com exposição de material sobre o ciclo biológico do mosquito e materiais provenientes da reciclagem do lixo.

“A intenção é que seja realizada no município uma grande força-tarefa para conscientizar e mobilizar a população da importância de tomar os devidos cuidados para evitar o aumento de casos, já que nesse período a proliferação do inseto é maior devido ao aumento das chuvas”, comenta Vanessa Matos, chefe do Núcleo de Epidemiologia Hospitalar da FMS.

A maioria dos cuidados que devem ser tomados nos ambientes públicos e privados para evitar a proliferação do Aedes aegypti envolve atenção aos objetos que podem acumular água. Esses locais costumam ser escolhidos pelos mosquitos para depositar ovos e reproduzir. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da FMS realiza o trabalho em Teresina com os agentes de endemias que percorrem toda a cidade para identificar locais que possam acumular água e para orientar a população, que deve ser parceira no trabalho.

A infectologista Amparo Salmito, gerente de Epidemiologia da FMS, pede aos teresinenses para que contribuam na luta contra o Aedes aegypti. “A gente não combate o mosquito se a comunidade não nos ajudar. Aquele lixo que não foi fechado direito, ou que foi jogado no quintal, tudo pode virar foco do mosquito. Então eu faço um apelo a todos que não deixem acumular água parada, pois nós nunca sabemos quem vai desenvolver uma forma grave”, pede a médica.

PROGRAMAÇÃO: MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE

27/02 (Segunda): Hospital da Primavera;

02/03 (Quinta): Maternidade Wall Ferraz;

03/03 (Sexta): Hospital e UPA do Satélite;

06/03 (Segunda): Hospital e UPA do Promorar;

09/03 (Quinta): UPA Renascença;

14/03 (Terça): Hospital do Monte Castelo;

15/03 (Quarta): Hospital São Carlos Borromeo;

16/03 (Quinta): Hospital e Maternidade do Buenos Aires;

21/03 (Terça): Hospital do Dirceu;

23/03 (Quinta): Hospital Mariano Castelo Branco;

29/03 (Quarta): Hospital do Parque Piauí.