-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Congresso Internacional de Saúde Emocional é aberta no Palácio de Karnak
Governo do Estado apoia o evento por meio da Secretaria de Saúde.
Divulgação
O Congresso Internacional de Saúde Emocional (CONISE) foi aberto nesta terça-feira (15), no Palácio de Karnak. O evento conta com palestrantes do Brasil e do exterior.
No evento, o secretário de Saúde, Néris Júnior, falou que a Secretaria de Saúde apoia o evento e disse ter alguns profissionais atuando nesta rede. “É um evento importante para todos os estudos voltados para saúde emocional. O controle emocional dos profissionais que estão à frente de gestão é essencial para tomadas de decisões. Então a saúde emocional é relevante para gestão”, disse, esperando que ao longo do evento, os profissionais possam estar se qualificando para melhor prestação de serviços.
O secretário disse que os servidores da Saúde estão participando do evento e o evento permite atualização e troca de experiências com a realização dos cursos e destacou a apresentação de trabalhos científicos.
O administrador e doutorando em Educação, José Filho, organizador do evento, afirma que o congresso é de suma importância, sendo destinada a profissionais da área de saúde, estudantes de medicina, psicologia e enfermagem e a todos os profissionais.
“Nossa temática central deste ano é a ansiedade, os tipos, os gatilhos, os tratamentos e as expectativas. Nesta pandemia, os índices de espectro de ansiedade cresceram muito e hoje de 60% a 80% dos nossos jovens passam por algum tipo de distúrbios ansioso e muitos fazem tratamento ou psicoterapia com psicanalista ou psicólogo ou com psiquiatra”, diz, enfatizando que o congresso trabalha com sete países.
Segundo José Filho, de início, haverá palestra com a presidente do Conselho Regional de Psicologia, Celena Tourino, que falará sobre o diagnóstico de ansiedade e os possíveis tratamentos. “Teremos a doutora Ana Letrícia que vem de São Luís do Maranhão. Ela é gástrica e falará sobre da relação do nosso segundo cérebro que é o aparelho digestivo, que é o intestino para com as emoções”, citando também a presença de uma terapeuta ocupacional, psicóloga e psicanalista da França, que falará como ansiedade está sendo tratada na França. Ele citou ainda o professor budista Lama Gelek Dirk Frettlöh, da Alemanha, que falará sobre a importância da meditação para o equilíbrio mental e emocional.
Professor Budista, Lama Gelek Dirk Frettöh, vai apresentar a visão dos dois lados, trabalhando o lado da ciência sobre o sistema nervosos e como criar as melhores condições para o sistema nervoso nessa vida moderna e também mostrará a perspectiva do conhecimento antigo e tradicional da mente humana em que os processos espirituais se manifestam no corpo e na mente.