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Atenção Básica de Teresina é destaque em vinculação da população às equipes de Saúde da Família

Teresina é destaque no componente de Captação Ponderada do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde (MS)

Atenção Básica de Teresina é destaque em vinculação da população às equipes de Saúde da Família. Foto (Ascom/FMS)

Teresina é destaque no componente de Captação Ponderada do Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde (MS). De acordo com os dados analisados do último quadrimestre de 2022 (Fonte de dados do Sistema E-Gestor AB), o município conquistou o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e o quarto lugar entre as capitais do país, com 95,7% de população vinculada à Atenção Básica.

A diretora de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde, Nádia Spíndola, explica que o Previne Brasil, criado em 2019, alterou as formas dos repasses financeiros do Ministério Saúde para os municípios, que passaram a ser distribuídos com base em vários critérios. Um deles é a Captação Ponderada, que é calculado com base no número de pessoas cadastradas sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família, diz Nádia Spíndola.

Com essa nova vinculação, pode-se identificar a população próxima às equipes e às Unidades Básicas de Saúde (UBS), subsidiando o planejamento da oferta de serviços e o acompanhamento dos indivíduos, famílias e comunidades conforme suas necessidades. Essa vinculação é feita por meio de visitas domiciliares e cadastros realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, consultas realizadas por médicos e enfermeiros e também por meio da oferta de procedimentos como vacinação, curativos e testes rápidos, explica a gerente de Atenção Básica.

Com a nova sistemática de financiamento da Atenção Básica o resultado alcançado por Teresina reflete todo o esforço em aumentar o acesso das pessoas aos serviços de saúde por meio de suas 91 UBS e 263 equipes de saúde da família. Nádia Spíndola ressalta ainda que a meta é continuar ampliando a vinculação populacional, com estruturação das UBS, ampliação da oferta de serviços e melhoria da assistência prestada.