-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Arquidiocese divulga programação de missas para Dia de Finados
A data coloca os cristãos diante do mistério da morte, lembrando e respeitando os entes queridos que se uniram ao Pai na morada eterna
Como forma de fazer memória e rezar por aqueles que já partiram para a morada eterna, na próxima quarta-feira, dia 2 de novembro, a Igreja dedica um dia de celebração aos fiéis defuntos. A data coloca os cristãos diante do mistério da morte, lembrando e respeitando os entes queridos que se uniram ao Pai na morada eterna.
O dia também pode ser vivenciado como um momento de reflexão sobre a vida, morte e a nossa caminhada de fé, em preparação para a eternidade. Segundo padre José Nery, administrador paroquial da Diaconia Territorial Nossa Senhora Aparecida, a Igreja retrata a morte não como um fim último, mas como forma de entrar na vida de fato.
“Às vezes nós olhamos e resumimos tudo aquilo que somos e temos aqui, no entanto para além desta vida, está a nossa verdadeira vida. Jesus nos disse: ‘Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim’, logo toda nossa vida está nas mãos do Senhor Jesus, onde após nossa partida nos encontraremos com o próprio autor da vida”, explicou o sacerdote.
Regida por um costume antigo que pode ter sido ensinado pelos apóstolos, na data é comum que além de orações dedicadas aqueles que já faleceram, os cristãos visitem os túmulos para rezar por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade, evidenciando a Igreja de Cristo como peregrina e triunfante. Alguns fiéis também enfeitam os túmulos com flores e acendem velas como forma de celebrar memórias e minimizar um pouco da saudade deixada por aqueles que já partiram.
Padre Nery complementa externando que a data não deve ser temida. “Não devemos ter medo da morte ou daqueles que já se foram, mas sim devemos confiar que é o Senhor que nos acolhe para poder frutificar na eternidade”, complementou.
Todos são convidados a rezar neste dia, pedindo a intercessão dos santos e o alívio dos entes queridos. Confira a programação de celebrações que acontecerão em alguns cemitérios no Dia de Finados.
Centro
– Cemitério São José (Bairro Centro) – 6H, 8H e 17H
Zona Norte
– Cemitério São João Batista (Bairro Santa Maria das Vassouras) – 7H
– Cemitério da Santa Maria da Codipi – 17H
– Cemitério Santo Antônio (Bairro Buenos Aires) – 6 H e 17H
– Cemitério do Poty Velho – 7H
Zona Sudeste
– Jardim da Ressurreição (Bairro Gurupi) – 8H e 10H30
– Cemitério do Renascença (Bairro Renascença) – 7H, 9H e17H.
– Cemitério São Sebastião (Bairro Todos os Santos) – 17H
Zona Sul
– Cemitério Santa Cruz (Bairro Promorar) – 7H, 9H e 17H
– Cemitério do Bairro Areias – 7H
Zona Leste
– São Judas Tadeu (Bairro São Cristóvão) – 8H15; 10H15; 14H30; 15H30; 16H30 e 17H30;
– Cemitério Santa Mônica (Bairro Pedra Mole) – 7H
Zona Rural
– Recanto da Saudade (BR-343) – 8H e 17H
– Cemitério Santa Cruz (Lagoa Do Piauí) – 17H
– Cemitério principal e Cemitério dos anjinhos (Demerval Lobão) – 17H
(Fonte: Meionorte.com)
Powered by Froala Editor