-
Comissão da Câmara aprova atuação de técnicos em enfermagem como auxiliares sem novo registro
-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
Aluna do ProEJA é aprovada em curso de gastronomia no IFPI
O ensino do ProEJA tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade.
Divulgação
Provando que não há tempo certo para alcançar seus objetivos com os estudos, a estudante de 44 anos, Joelma Cardoso, conseguiu ser aprovada para o curso de Gastronomia do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Aluna da Unidade Escolar Desembargador Henrique Couto, localizada no Bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, Joelma concluiu sua educação básica integrada ao curso profissional de Recursos Humanos pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (ProEJA).
Joelma revela que sua rotina de estudos para alcançar sua conquista foi intensa, mas que o conhecimento adquirido com o investimento de seu tempo na educação mudou sua vida e deu a ela a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.
“O que me motivou a insistir na minha educação foi poder ter uma melhor oportunidade no mercado de trabalho, que só o conhecimento adquirido pela educação poderia me proporcionar e mudar minha história. Foi estudando que consegui destaque e um bom trabalho em uma multinacional. Minha rotina de estudos foi muito puxada. E as revisões do pré-enem da Secretaria Estadual da Educação me ajudaram bastante. Quando chegava do trabalho com sono, ficava acompanhando as revisões virtualmente, prestando atenção nas aulas e as dicas e o conhecimento adquirido fizeram com que eu tivesse essa vitória”, conta Joelma.
O ensino do ProEJA tem por objetivo atender à demanda de acesso de jovens e adultos à educação profissional e tecnológica de forma articulada com a elevação da escolaridade. Na escola Henrique Couto são ofertados o ensino básico de jovens e adultos integrado aos cursos profissionais de Administração, Recursos Humanos, Informática e Contabilidade.
“O ProEJA proporciona ao estudante uma oportunidade de desenvolvimento interpessoal e um futuro profissional, estreitando os laços entre a escola e o mundo de trabalho”, enfatiza a diretora da instituição de ensino, Keila Pierot.