-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
Divulgação
A Instituição de Longa Permanência Vila do Ancião divulgou balanço de suas atividades no ano de 2023. A ILPI Vila do Ancião, localizada em Teresina, tem por finalidade proporcionar atendimento em regime integral a pessoas idosas que comprovem não possuírem vínculo familiar, condições de manter a própria subsistência, vítimas de maus tratos e abandono familiar, proporcionando bem-estar e cuidados aos idosos.
De acordo com a superintendente de promoção de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso, em 2023 foi realizada a primeira etapa de reforma na Vila do Ancião. Os serviços incluíram a recuperação do muro frontal, alas, casa do lixo, lavanderia, capela, prédio central administrativo, forro, piso e revestimento, esquadrias, estruturas, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias e pintura do prédio.
“Os serviços executados na Vila do Ancião atendem algumas das adequações solicitadas na Minuta de Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público”, explica a superintendente. Ela acrescenta que outros serviços serão realizados para a melhoria da estrutura física do local.
Na opinião da coordenadora da unidade, Venância Alves, a colaboração dos parceiros foi muito importante para o bom funcionamento da Casa. “Foi incrível a colaboração dos voluntários, vieram de todos os segmentos, principalmente das faculdades e escolas de um modo geral. Os estudantes trouxeram alegria para nossos idosos”, declara.
Colégio Diocesano, UFPI, Faculdade Uninovafapi Faculdade Nassau e Projeto Música Eficiente foram alguns dos parceiros que levaram benefícios e entretenimentos para essas pessoas. O projeto Cidadania Ativa da Sasc também esteve proporcionando bem-estar aos idosos da Vila do Ancião.
Gestão
Os serviços e ações que visam à melhoria e o bem-estar dos idosos da Vila do Ancião tiveram prioridade na gestão da superintendente Gilvana Gayoso como, por exemplo, a retirada de entulhos, poda de árvores, descupinização, limpeza de fossas e caixa d’agua, aquisição de um veículo, de equipamentos para sala de Fisioterapia, climatização para leitos dos acamados, contratação de novos cuidadores e capacitação geral de funcionários. “2023 foi um ano de desafios, mas também de muitas conquistas. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, afirma Gilvana Gayoso.
A equipe da Vila do Ancião proporcionou momentos de lazer e confraternização nas datas comemorativas, tais como Páscoa, Dia da Mulher, Dia das Mães, Festa Junina, Dia do Idoso, Aniversário de 45 anos da instituição e de alguns idosos, bem como passeios externos para o Encontro dos Rios e Teresina Shopping.
Aos 77 anos, o acolhido José Lopes, conhecido por Catraca, se diz satisfeito com o atendimento recebido na Vila do Ancião. “Eu não tenho muito o que reclamar. Aqui, a gente se sente em casa; é bem tratado”. O mesmo pensamento compartilha a idosa Teresa Camelo, de 74 anos. “Aqui sou tratada com respeito, sendo bem cuidada, o ambiente é limpo, os medicamentos tomo na hora certa, gosto de todo mundo”, declara.
Mais do que cuidados físicos, os idosos da Vila do Ancião receberam amor, carinho e atenção. No último dia 22 de dezembro, foi realizada a Confraternização Natalina com celebração de missa, apresentação do coral formado pelos servidores, projeto Música Eficiente, presença do Papai Noel, entrega de lembrancinhas, sorteios de brindes e almoço. “Finalizamos o ano com muitos avanços e muitas vidas transformadas”, conclui Gilvana Gayoso.