-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
Divulgação
As obras de reforma do prédio que vai abrigar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Picos estão em fase final de acabamento. A previsão é que a unidade de saúde esteja em pleno funcionamento em março.
No local, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vai ofertar serviços de urgência e emergência 24 horas, que atenderá à população de Picos e da região do Vale do Guaribas.
“O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e Samu”, explica o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
A UPA 24h vai contar com uma estrutura completa com raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, pediatria e leitos de observação. Caso haja necessidade, o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.
“Com a abertura da UPA vamos separar o fluxo de atendimentos. Na unidade serão realizados os atendimentos de urgência e emergência. Já no Hospital Regional Justino Luz será construído o Complexo Materno Infantil. E o novo hospital que está sendo construído será a Unidade de Internação Referenciada, com exames mais sofisticados", explica Dirceu Campêlo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.