-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
-
Governador Rafael está investindo mais de R$ 600 milhões no Metrô de Teresina e anuncia tarifa zero a partir de janeiro de 2025
Divulgação
Os ônibus do transporte coletivo de Teresina vão circular gratuitamente no domingo (06), dia do primeiro turno da eleição municipal. Quem precisar se deslocar para outro bairro para poder votar não terá que pagar passagem. A medida foi anunciada pela Strans (Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina) e segue o que determina o Tribunal Superior Eleitoral.
A gratuidade do transporte público no dia da eleição é garantida pela resolução 23.736, de fevereiro de 2024, que determina que o poder público adote todas as providências para assegurar nos dias de votação a oferta gratuita do transporte coletivo municipal e intermunicipal com a frequência compatível com aquela dos dias úteis. Podem ser criadas linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação; utilizados veículos públicos, se disponíveis, e ser feita a requisição de veículos adaptados para o transporte coletivo, como ônibus escolares, por exemplo.
Teresina terá no domingo (06) toda sua frota de ônibus circulando normalmente como nos demais dias da semana. Foi o que informou o superintendente da Strans, coronel Edvaldo Marques. “Vamos colocar frota de 100%, ou seja, teremos 224 ônibus circulando no dia do primeiro turno em 76 linhas e fazendo 1.180 viagens desde as 5h até as 23h. Toda a frota dos quatro consórcios estará disponível para a população teresinense no dia da votação”, disse o coronel.
Vale lembrar que no dia da eleição o transporte coletivo municipal é gratuito e que é proibido a cobrança ao usuário de qualquer valor de passagem. Em caso de cobrança de valores indevidos, a Strans informou que está com seus canais de comunicação abertos para recebimento de denúncias. Não é necessário a apresentação de nenhum documento para ter direito à gratuidade.
Esta gratuidade vale ainda para o transporte eficiente. A Prefeitura, através da Strans, vai se reunir com representantes de empresas que fazem linhas para a zona Rural da Capital para tratar da oferta gratuita de ônibus também nesta região da cidade.