-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
-
Governador Rafael está investindo mais de R$ 600 milhões no Metrô de Teresina e anuncia tarifa zero a partir de janeiro de 2025
Divulgação
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, apresentou nesta quarta-feira (23) a Prova de Conceito do projeto Identificação Neonatal, que tem o objetivo de emitir a carteira de identidade para recém-nascidos ainda na maternidade.
A iniciativa será permitida utilizando um novo equipamento capaz de coletar as impressões digitais dos bebês. Segundo Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação, a tecnologia garante “segurança e rastreabilidade dos dados do bebê e da mãe”. O processo de identificação realizado nas maternidades previne casos de sequestro e trocas de bebês, além de permitir a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo direitos e cidadania desde o nascimento.
O projeto piloto está sendo realizado na nova Maternidade Dona Evangelina Rosa e opequeno Abner Gael, de apenas 3 dias, foi a primeira criança no Piauí a ter acesso ao projeto. “Saber que a gente pode contar com essa segurança dá um alívio, saber que ele é meu e eu sou dele”, disse a mãee de Gabriel.
A primeira-dama Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças, reforçou que o projeto é essencial para garantir que essas crianças tenham acesso às políticas públicas de saúde e educação desde a primeira infância.