-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
Divulgação
A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realizou, nesta segunda-feira (22), a primeira edição do Fórum de Educação Inclusiva e Acessibilidade no Piauí. O evento ocorreu no Centro de Convenções de Teresina e contou com a presença de palestrantes de instituições estaduais e nacionais, que discutiram sobre a importância da inclusão social para a plena garantia de direitos das pessoas com deficiência.
O encontro proporcionou uma troca de ideias e experiências, visando fortalecer as políticas e práticas inclusivas em todo o estado, especialmente nas instituições de ensino regulares, conforme destacou Alexandre Mapurunga, representante do Ministério da Educação, ao longo do evento.
“O Governo do Piauí tem demonstrado um amplo compromisso em construir escolas que reconhecem os direitos das pessoas com deficiência. Então, a gente tá aqui trocando impressões e detalhando ações que vão fortalecer ainda mais o ensino inclusivo”, enfatiza Alexandre.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o Fórum é uma oportunidade de apresentar para a sociedade os investimentos do Governo do Piauí para a ampliação do ensino inclusivo, bem como a garantia dos recursos de acessibilidade para a população.
“Recentemente, lançamos o Plano Estadual de Educação Especial, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), orçado em mais de 49 milhões de reais, que visa a reestruturação dos Centros de Educação, a qualificação dos professores, dentre outras ações que possam assegurar um aprendizado efetivo”, afirma o gestor.
Diversas autoridades participaram do evento, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva; a deputada estadual Simone Pereira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Enzo Samuel; a superintendente de Educação Especial da Secretaria de Educação, Viviane Farias; além de representantes de entidades dedicadas à causa das pessoas com deficiência.