Cidade

Segunda edição do Cidade Inclusiva promoveu ações na zona Sul de Teresina

A programação contou com palestras, apresentações e facilitação de serviços voltados para as pessoas com deficiência.

Divulgação

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI), realizou, durante os dias 09 e 10 de março (quinta e sexta), a segunda edição do Cidade Inclusiva. O evento, que aconteceu no Ginásio Sarah
Menezes, localizado no bairro Saci, contou com uma ampla programação na área de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Na ocasião, estiveram presentes o governador Rafael Fonteles, a secretária nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, Anna Paula Feminella, o secretário da Seid, Mauro Eduardo, assim como o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, e diversas outras autoridades. A programação contou com palestras, apresentações e facilitação de serviços, como emissão de documentos, orientações jurídicas, prestação de informações, entre outras, que foram realizadas graças ao apoio de parceiros e também por meio de emenda da ex-deputada federal Rejane Dias.

De acordo com o governador, o projeto Cidade Inclusiva vai acontecer futuramente no interior do estado. Ele também afirmou que o centro especializado no tratamento das pessoas com autismo deve iniciar suas obras neste ano. “O Centro vai inclusive envolver as famílias. É algo que nós colocamos no nosso programa de governo e vai virar realidade. Estou muito feliz de participar desse projeto, que irá ocorrer em várias regiões da cidade de Teresina e futuramente no interior do estado”, garantiu.

Segundo a secretária Anna Paula Feminella, o evento promoveu qualidade de vida, não só da pessoa com deficiência, mas dos seus familiares e de todas as comunidades. “O evento Cidade Inclusiva é uma iniciativa que demonstra o quanto é importante que os direitos saiam do papel da lei e se transformem em realidade. Que os direitos sejam encontrados nas ruas, nos espaços públicos, em todas as políticas públicas. É assim, com acessibilidade, com respeito e dignidade, reconhecendo a bandeira”, afirmou.

Durante o evento, o secretário Mauro Eduardo também anunciou que o Governo do Estado irá promover um edital de apoio no segundo semestre de 2023 para as entidades do Piauí. “O edital é para que as entidades que atendem às pessoas com deficiência tenham esses recursos e possam executar as suas ações com qualidade dentro das suas próprias instituições de forma justa e íntegra”, relatou o secretário.

O Cidade Inclusiva terá mais duas edições voltadas para as pessoas com deficiência em Teresina, na zona Norte e na zona Leste. O objetivo é facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada, dialogando sobre assuntos voltados às pessoas com deficiência e os caminhos para que estes sejam mais inclusivos e acessíveis.