Cidade

Seduc lança Programa de Mentorias para fortalecer ensino tecnológico nas escolas da rede estadual

Divulgação

A Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) deu mais um passo significativo para fortalecer o ensino tecnológico nas escolas da rede estadual de ensino e lançou, nessa segunda-feira (12), o Programa de Mentorias para estudantes matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais, como parte do projeto Seduc Tec. 

O lançamento teve transmissão ao vivo pelo Canal Educação e contou com a presença do secretário da Educação, Washington Bandeira. O evento foi voltado para supervisores pedagógicos, técnicos de educação profissional e tecnológica (EPT) das Gerências Regionais de Educação (GREs) e professores dos cursos envolvidos.

O objetivo do programa é preparar os professores dos cursos técnicos para ministrarem aulas utilizando a metodologia Programe IO, uma plataforma especializada em programação de softwares, abrangendo tanto aspectos teóricos quanto práticos da produção de softwares. A expectativa é que o programa impacte cerca de 20 mil estudantes da rede pública estadual, oferecendo 600 mentorias anuais.

Washington Bandeira ressaltou o impacto positivo que o programa poderá gerar nos alunos e nas comunidades. "É mais uma oportunidade que estamos gerando para nossos alunos e alunas. A plataforma tem videoaulas e tantos outros materiais à disposição, e ainda permite aplicar mentorias. O que se espera é o fortalecimento das aprendizagens dos nossos estudantes e o surgimento de produtos desenvolvidos por eles, como ferramentas, aplicativos e plataformas utilizando linguagem de programação, inteligência artificial. Com isso, eles impactam suas escolas, comunidades e municípios com soluções inteligentes, gerando uma sensação de pertencimento", comentou o secretário.

A estrutura do programa inclui uma plataforma com aulas gravadas, permitindo que os alunos acessem conteúdos teóricos e práticos no seu próprio ritmo, além de mentorias ao vivo realizadas por instrutores especializados. As sessões de mentoria, que somam 60 horas mensais, serão realizadas de segunda a sexta-feira, oferecendo revisões de conteúdo, resolução de exercícios práticos e orientações adicionais. Os alunos também terão acesso a uma comunidade online para interação e colaboração em projetos práticos, suporte técnico durante o horário comercial, e acompanhamento contínuo ao longo do processo de aprendizagem.

Logo após o lançamento, a programação seguiu com a aula inaugural da parceria que foi ministrada pelos mentores Ely Bezerra e Sebastião Galeno, que explicaram mais sobre o funcionamento da plataforma. “Nós estamos muito felizes em trazer esse Programa de Mentorias. A ideia é acelerar o aprendizado dos estudantes e colocar o Piauí como um exportador no desenvolvimento de softwares no cenário mundial da tecnologia”, disse Galeno.