-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
Secretária da Mulher participa do Encontro da Mulher Municipalista da APPM
O evento teve a participação de 30 prefeitas do Estado do Piauí, que buscam fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres nos municípios.
Divulgação
Nesta segunda-feira (20), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou do Encontro da Mulher Municipalista da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento teve a participação de 30 prefeitas do Estado do Piauí, que buscam fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres nos municípios. O Movimento Mulheres Municipalistas é o primeiro movimento municipalista feminino apartidário brasileiro. Foi lançado em 2017, na XX Marcha em Defesa dos Municípios, e tem como meta principal unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder.
Zenaide Lustosa destacou as ações desenvolvidas no Março Mulher e a importância dos municípios criarem os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM), visando fortalecer as políticas para as mulheres. “É importante os municípios terem os OPMs para que possam fortalecer as ações e projetos para as mulheres no território. Um dos critérios, por exemplo, para o município ter a Casa da Mulher Brasileira, é ter uma OPM. Queremos construir, em Parnaíba e Floriano, a Casa da Mulher Brasileira e precisamos desse fortalecimento das políticas para que os municípios sejam contemplados com as ações. Esse momento é de suma importância para todas nós de articular as políticas e sensibilização das gestões de trabalharmos de forma integrada”, pontua a gestoras.
No encontro, o presidente Toninho e as representantes do colegiado inauguraram o a Sala do Conselho da Mulher Municipalista, um espaço pensado para atender as governantes municipais e que pretende contribuir com o fomento dos debates e do fortalecimento da presença da mulher em todos os espaços.