Notícias

SAAD Sudeste realiza mutirão de limpeza na região das hortas do Dirceu

A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste finalizou nessa quinta-feira (9) um mutirão de recolhimento que havia iniciado na quarta-feira (8) em ruas que cortam as hortas comunitárias do Dirceu, na região do calçadão da Noé Mendes.

Limpeza na região das hortas do Dirceu (Foto: Ascom/SAAD Sudeste)

A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Sudeste finalizou nessa quinta-feira (9) um mutirão de recolhimento que havia iniciado na quarta-feira (8) em ruas que cortam as hortas comunitárias do Dirceu, na região do calçadão da Noé Mendes.  Os caminhões e tratores passaram os dois dias fazendo o transbordo de toneladas de lixo e entulho que se acumulavam em cinco ruas diferentes.

O entorno das hortas é um espaço que costuma receber uma grande carga diária de material procedente de descarte irregular, que vai de entulho de construção a lixo domiciliar. Esforços contínuos da Prefeitura Municipal de Teresina têm sido aplicados em estratégias de fiscalização e monitoramento desses pontos, na tentativa de inibir a prática.

Tanto os fiscais da Gerência de Controle e Fiscalização Sudeste (GOF), quanto os fiscais do Programa Lixo Zero, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) intensificaram as rondas na região e, consequentemente, a aplicação de multas e notificações. A multa para quem descarta lixo incorretamente varia de R$ 407 a R$ 4.070, dependendo da quantidade de material despejado, da frequência, do tipo e do impacto ambiental causado.

“O entorno das hortas possui dezenas de pontos de descarte irregular de lixo, o que torna toda aquela região prioridade nas programações de limpeza da SAAD e da SEMDUH. Tanto a limpeza, quanto o recolhimento precisam ser constantes, para que a Prefeitura consiga manter as ruas limpas. É muito importante que toda a sociedade contribua com a limpeza urbana, sempre descartando corretamente o lixo produzido, solicitando os serviços oferecidos pelo poder público e denunciando os infratores”, destaca o superintendente da SAAD Sudeste, José Lopes.

Denúncias e solicitações podem ser feitas presencialmente, por meio de abertura de protocolo na sede das superintendências, ou virtualmente, através do usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que pode ser acessado neste link: (https://processoeletronico.pmt.pi.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_gerar_senha&id_orgao_acesso_externo=0).

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), por meio do Programa Lixo Zero, também disponibiliza um canal no WhatsApp para onde as denúncias relacionadas ao descarte irregular de lixo podem ser direcionadas. O número é 86 99402-3074 e a denúncia é anônima.