-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
Divulgação
Com a chegada do período chuvoso, a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Norte) está atuando de forma preventiva para identificar e desobstruir os locais mais afetados pela ação da chuva. Uma força tarefa foi formada para realizar a limpeza e manutenção dos canais de drenagem, além do monitoramento constante das estações de bombeamento e comportas.
O trabalho conta com o auxílio do caminhão hidrojato, que utiliza jatos de água de alta pressão para remover sujeiras e garantir o correto escoamento da água. Mais de 200 bocas de galerias já foram limpas e continuam passando por manutenção diária, assim como as entradas e saídas de córregos que estão recebendo atenção especial.
Além das medidas adotadas pela SAAD Norte, a população também é fundamental nesse processo. É importante evitar o descarte irregular de lixo, pois isso contribui para o entupimento dos canais de drenagem e prejudica o trabalho realizado pelos agentes de limpeza.
Dentre as iniciativas já tomadas estão a utilização da retroescavadeira para retirada de aguapés em lagoas, o uso do caminhão hidrojato para desobstruir galerias, a conclusão de 37 obras de reparos, reuniões entre equipes para discutir medidas de prevenção, realização de vistorias em galerias e canais de escoamento, e a intensificação da desobstrução de galerias para aprimorar o processo de drenagem.