Cidade

Rio Marathaoan atinge nível de alerta e prefeitura decreta calamidade

Na manhã de hoje, técnicos da Defesa Civil do Piauí e secretários de Barras percorreram a região atingida pela água.

Rio Marathaoan atinge nível de alerta em Barras Foto: Divulgação-Defesa Civil

Devido às fortes chuvas que atingem o Norte do Piauí, um riacho afluente do rio Marathaoan, na cidade de Barras, transbordou na madrugada desta terça-feira (21) e deixou cerca de 10 famílias da localidade Formosa, na zona rural do município, ilhadas. Na manhã de hoje, técnicos da Defesa Civil do Piauí e secretários de Barras percorreram a região atingida pela água.
Na segunda-feira (20) o prefeito Edilson Sérvulo de Sousa (PSD) decretou situação de emergência em Barras após o Rio Marathaoan atingir nível de alerta.
Conforme o técnico da Defesa Civil, Lúcio Flávio Rego, a água do riacho não chegou a atingir as casas dos moradores. "Temos famílias ilhadas devido um riacho afluente do rio Marathaoan ter transbordado em Formosa, mas as casas não foram alagadas. O rio sofreu mudanças na quantidade de água devido ao aumento de chuvas na região e, no momento, não temos famílias em regiões alagadas”, contou.
Lúcio Flávio Rego disse que a inspeção da Defesa Civil constatou que a cidade está em alerta e segue monitorando as famílias ribeirinhas. Na quarta-feira (22) será montado um Comitê de Crise para elaboração de ações para ajudar moradores ilhados e famílias que vivem em áreas de risco para alagamentos. Além da zona rural, nos bairros Boa Vista, Fátima e Pedrinha o cenário é de risco para inundações e alagamentos.
Na segunda-feira (20) o prefeito Edilson Sérvulo de Sousa (PSD) decretou situação de emergência em Barras após o Rio Marathaoan atingir nível de alerta.
Segundo o relatório do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o rio Marathaoan está na cota de alerta com 4,2m, faltando apenas 6cm para atingir a cota de inundação.
O rio Longá, em Esperantina, atingiu cota de inundação (7,40m) na manhã de ontem e chegou a um máximo de 7,41m, mas está em processo de recessão e tem cota atual de 7,13m, 27 cm abaixo da cota de inundação. A prefeitura da cidade informou que 10 famílias ribeirinhas tiveram que sair de casa em razão de inundações. Cerca de 35 pessoas foram abrigadas em casas de familiares e em duas escolas municipais. A secretaria de Assistência Social e a Defesa Civil do Piauí seguem monitorando as áreas de risco.

Previsão é de mais chuva
A previsão do tempo indica mais chuva para os 224 municípios piauienses nas próximas horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o território do estado está sob “perigo”, com possibilidade de chuvas superiores a 60 mm/h e de até 100 mm/dia. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (21) e a notificação é válida até às 10h de quarta (22).
O alerta laranja significa, de acordo com órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, “risco de alagamentos, descargas elétricas, corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores”.