-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
Divulgação
O governador Rafael Fonteles prestigiou o primeiro dia da 8ª edição do Salão do Turismo, que iniciou nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, vai até domingo (11) e funciona como uma vitrine do turismo nacional. O Piauí marca presença com artesanato, ancestralidade, culinária e manifestações culturais.
Fonteles visitou os estandes e conferiu de perto a forma como a cultura piauiense é apresentada para os turistas. "Temos um espaço para as manifestações artísticas e culturais. Vamos ter o Encontro Nacional de Folguedos, que é um sucesso. Temos também a Serra da Capivara, artesanato, móveis de altíssima qualidade de designers piauienses. O Piauí está presente", afirma.
Acompanhando o governador, José Neto Monteiro, secretário de Estado do Turismo, destaca que a participação piauiense é diversa e engloba vários aspectos. "Vamos ter o Conjunto Cultural do Piauí, que vai animar os estandes com muita música piauiense", acrescenta.
Participação do Piauí
Nesta edição, o Salão do Turismo destaca cada estado brasileiro em quatro eixos: Turismo de Natureza, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Base Comunitária e/ou Rural. O Piauí é destaque com o “Turismo de Natureza”, com o paradisíaco Delta do Parnaíba, considerado o maior das Américas. A praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, também ganha destaque com o maior cajueiro do mundo.
Em "Turismo Cultural", a Serra da Capivara, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, é o principal destaque. Já o “Turismo de Base Comunitária e/ou Rural” apresenta os povos originários do Piauí com o Museu Anízia Maria dos Povos Tabajara e Tapuio-Itamaraty.
Sobre o Salão do Turismo
O Salão do Turismo acontece, neste ano, no Riocentro, e promove a diversidade turística, cultural, gastronômica e de manifestações populares do país. O evento reúne o segmento turístico de todo o país e acontece na quinta, sexta e sábado das 12h às 20h. No domingo (11), a feira será realizada das 10h às 17h.
A expectativa é que 100 mil pessoas passem pelo Salão do Turismo, que em 2024 traz o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”. A proposta é promover experiências turísticas de todo o território nacional.