-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
Rafael Fonteles destaca as potencialidades do Piauí na área de mineração e energias renováveis
O governador Rafael Fonteles esteve reunido com a nova secretária de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis
Divulgação
O governador Rafael Fonteles esteve reunido com a nova secretária de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis, Paula Sampaio, na noite desta terça-feira (14), no Palácio de Karnak. Na oportunidade, os gestores trataram sobre as ações que serão feitas pela pasta potencializar o setor.
Rafael Fonteles destacou que a Secretaria de Desenvolvimento Regional, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer) cuida de um setor muito especial, que é a energia limpa (solar e eólica), como também do potencial mineral do estado, que ainda é muito pouco utilizado. “O Piauí tem um potencial enorme na área do ferro, do níquel, do calcário. Essa secretaria faz a interlocução entre o setor das energias limpas, o setor da mineração e o poder público para garantir que esses investimentos aconteçam de forma adequada, sem impacto ambiental, sem conflitos sociais”, comentou o gestor.
O governador enfatizou que a Sedramer, junto com a Investe Piauí, vai ser um catalisador para trazer mais investimentos.
“Temos a maior usina solar da América Latina, localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no extremo sul do estado, e temos também o terceiro maior parque eólico do Brasil. Portanto, somos referência neste setor, ainda mais agora, neste cenário atual, de valorização de energia limpa. Deste modo, o nosso estado tem como se destacar, cada vez mais, no cenário internacional”, disse.
O governador ressaltou que na mineração, o Piauí tem o ferro em Paulistana, São Raimundo Nonato e Piripiri, o níquel em Capitão Gervásio Oliveira e também as minas de calcário que são importantes para o agronegócio em Antônio Almeida, Santa Filomena, Curimatá e Júlio Borges. “Portanto, temos potencial mineral muito forte que pode gerar renda e emprego para o nosso povo”, disse o governador.
Paula Sampaio reafirmou o compromisso em cumprir as metas apresentadas pelo governador e garante que o Piauí é, de fato, um grande referencial em energias renováveis. “Com muito trabalho e sempre pensando no futuro para o desenvolvimento do Piauí, vou seguir trabalhando para desenvolver o estado”, disse.
O secretário de Planejamento Washington Bonfim, que também participou da reunião, disse que as energias renováveis já transformam a realidade do estado e a mineração, com toda certeza, vai mudar o papel do Piauí no contexto geral das comodities no país.