Cidade

Prefeitura de Teresina lança campanha Maio Amarelo com foco na prevenção dos acidentes e mortes no trânsito

Divulgação

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, nesta segunda-feira (02), do lançamento da campanha Maio Amarelo, cujo tema deste ano de 2024 é a “Paz no Trânsito começa por você”. A abertura do evento aconteceu no Complexo Turístico da Ponte Estaiada e contou com prestação de serviços gratuita a população, como teste de Covid-19, auriculoterapia, massagem capilar, laboratório móvel, a emissão de cartão de estacionamento para idosos e autistas.

Durante todo o mês de maio, várias ações de conscientização sobre segurança no trânsito serão realizadas em Teresina por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS). O objetivo é diminuir o número de acidentes.

O prefeito Dr. Pessoa, lembra que a campanha Maio Amarelo tem sido uma importante ferramenta na busca pela redução de acidentes de trânsito e conscientização de toda a população a respeito da gravidade do problema que a temática envolve. “Essas ações têm o objetivo de mobilizar toda a população teresinense por um trânsito mais seguro com menos vítimas, preservando vidas e contribuindo para a construção de vias públicas mais pacíficas e ordeiras, mas não devemos parar por aqui, campanhas como essas deveriam acontecer várias vezes no ano”, evidenciou o prefeito.

“Essa é uma campanha de relevância mundial, que é feita exclusivamente para alertar, para trazer à tona a atenção e a devida importância que as questões de trânsito precisam ter. É um mês inteiro dedicado a ações que vão de encontro aquilo que já é pregado pela legislação, que já é de conhecimento de todos que são habilitados, todos aqueles entes do trânsito, porém que requer um reforço e uma atenção redobrada”, disse o superintendente da STRANS, Edvaldo Marques.

O superintendente ainda ressalta que existe um alto índice de acidentes e de mortes no trânsito no país. “O maior objetivo dessa campanha é justamente reduzir esses índices com o objetivo máximo de zerar o número de mortes no trânsito. Esse mês inteiro é dedicado a isso, a gente reduzir o número de acidentes, de mortes, melhorar a qualidade do nosso trânsito, a respeitabilidade e a segurança para todos”, destacou Edvaldo.

Para o médico ortopedista, Samuel Martins, que faz parte da Secretaria de Saúde do estado do Piauí e do Programa Vida no Trânsito, que são entidades que junto com a Polícia Rodoviária Federal, o DETRAN, e demais entidades do Estado, atuam, especialmente em maio, na campanha nacional de redução da quantidade de acidentes e de lesões graves no trânsito, as atividades educativas ajuda da redução dos acidentes.

“Em 2019, antes da pandemia, houve uma diminuição significativa na quantidade de acidentes. No entanto, após a pandemia, voltou a ter um pequeno aumento desses acidentes, de forma que o Piauí ocupa, segundo dados do ano passado do Ministério da Saúde, a 2ª colocação em maior número de acidentes, especialmente de motocicleta. Então, o que a gente observa, através do Plano Nacional de Segurança no Trânsito, lançado pelo governo federal, é que essas atividades educativas com os usuários das vias de trânsito, seja ele o motociclista, o pedestre, o motorista de carro, de caminhão, essas atividades educativas, junto com a fiscalização, elas causam uma diminuição importante na quantidade de acidentes, especialmente nos óbitos e lesões graves. Então, baseado nisso e seguindo esses pilares do Plano Nacional de Redução de Acidentes no Trânsito e do governo federal, a gente tem feito essa campanha no Maio Amarelo” comentou Samuel Martins.