-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
Divulgação
Entre os dias 22, 23 e 24 de janeiro, o Governo do Piauí celebrará as atividades em homenagem aos 201 anos da adesão do estado à Independência do Brasil. As comemorações terão lugar nos municípios de Piracuruca e Oeiras, contando com a participação do governador Rafael Fonteles no cronograma de eventos.
A programação tem início em Piracuruca na segunda-feira (22), às 8h30, com o Culto em Ação de Graças na Igreja Cristã Pentecostal. Em seguida, às 9h15, será realizada a Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Encerrando as atividades em Piracuruca, às 10h, está programada a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença do Piauí, no auditório municipal Professora Lurdinha Brandão.
No dia seguinte, terça-feira (23), a programação se desloca para Oeiras, com a Noite Cultural na Praça das Vitórias, a partir das 20h. Na quarta-feira (24), às 8h, as atividades continuam em Oeiras com as Honras Militares e a colocação de corbelha de flores na Estátua de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. Às 8h30, ocorre o Culto em Ação de Graças na Primeira Igreja Batista do município, seguido pela Missa em Ação de Graças às 9h15.
A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em Oeiras, está marcada para as 10h, no Auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.
Sobre a adesão do Piauí à Independência do Brasil
No dia 24 de janeiro de 1823, um fato ficou marcado na história de Oeiras, do Piauí e de todo o Brasil. Nesta data, o povo piauiense aderiu oficialmente à Independência do Brasil. O fato foi concretizado quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o famoso Visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da Província do Piauí. Desta forma, o Estado rompeu as relações institucionais com o Império Português.