Cidade

Ouvidoria-Geral do Estado registra mais de 17 mil manifestações em 2023

Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) celebra significativos avanços e realizações em 2023 Foto: Ascom 

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) celebra significativos avanços e realizações em 2023, consolidando seu papel como instrumento de cidadania e participação social. O ano foi marcado por uma intensa agenda de projetos e ações que fortaleceram a instituição e ampliaram sua presença nos diversos setores da sociedade.

A OGE/PI atingiu a marca de 17.674 manifestações registradas, um número maior que o total registrado nos últimos quatro anos, representando um salto notável de 1.560% na quantidade de manifestações, levando em consideração os anos anteriores. Em 2019 foram recebidas 1.062 manifestações; em 2020 teve 2.772 registros; em 2021 contabilizou 4.303 e em 2022 registrou 8.784 manifestações. É importante destacar, que esses dados refletem os registros realizados nos canais de atendimento e no Sistema de Ouvidoria.

Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) celebra significativos avanços e realizações em 2023 Foto: Ascom 

Com relação aos registros realizados nos canais de atendimento da OGE/PI, em 2023 somam 6.657 manifestações, 1.535% maior que em 2022, com apenas 397 registros. Quanto ao índice de resolutividade, destacamos que 100% das manifestações foram respondidas dentro do prazo, com tempo médio de resposta de 3,03 dias, abaixo dos 30 dias previstos em lei.

O ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, destaca que esses números representam não apenas um crescimento quantitativo, mas também refletem uma maior confiança e engajamento da sociedade no Sistema de Ouvidoria. “Essa tendência indica uma percepção mais apurada da importância de influenciar nas decisões e políticas públicas, fortalecendo a democracia participativa e demonstrando o trabalho efetivo realizado pela OGE-PI e pelas Ouvidorias Setoriais”, ressaltou Dutra. 

As manifestações em 2023 abrangeram uma ampla gama de temas, refletindo a diversidade e complexidade das demandas da sociedade. A reestruturação dos fluxos e procedimentos de atendimento foi uma peça-chave, aprimorando a eficiência no acolhimento das demandas.

Os canais de atendimento foram qualificados, além disso, foi implantado o serviço de Ouvidoria Ativa, que possibilitou a participação em projetos comunitários na capital e interior, consolidando parcerias estratégicas com órgãos como o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), e Câmara Municipal de Teresina (CMT) totalizando a realização de 22 Ouvidorias Itinerantes nas comunidades.

Outro marco em 2023 foi a elaboração de protocolos especializados em três questões sociais importantes: regularização fundiária, combate ao racismo e preconceito, e combate ao assédio. Além disso, a alteração dos formulários de atendimento, com a inclusão de dados relativos a gênero e raça, reflete o compromisso da OGE/PI com a inclusão e a equidade.