-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
Divulgação
O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga superou a realização de exames em relação ao ano de 2022 em 13%. De acordo com o levantamento realizado pela gestão do Lacen-PI, até o dia 18 de dezembro o laboratório foi responsável por analisar e processar um total de 487.218 exames, número que já superou a quantidade de exames total processados no ano de 2022, quando foram realizadas 428.744 análises.
O destaque maior ficou em relação a quantidade de exames de triagem neonatal realizados, o chamado Teste do Pezinho. Em todo o ano de 2022, o laboratório realizou 149.397 testes do pezinho, já em 2023, até o dia 18 de dezembro, o Lacen já contabilizou 252.709 exames do tipo realizados.
O Diretor do Lacen-PI, Fabrício Amaral, destaca que o aumento da produtividade do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI) na emissão de laudos laboratoriais em 2023, em comparação com o ano anterior, representa um avanço para a saúde pública no estado reforçando ainda mais os trabalhos de vigilância em saúde já desempenhados pelos órgãos.
“Tais ações foram fundamentais na tomada de decisões rápidas e assertivas no que tange ao controle, prevenção e tratamento de diversas doenças. O aumento da produtividade do LACEN-PI não apenas acelera o processo de diagnóstico, mas também contribui para a implementação de medidas de saúde pública de forma ágil, auxiliando na contenção de surtos e na promoção de intervenções oportunas”, fala o diretor.
Outro ponto que ajudou no aumento de produtividade do Lacen em 2023 foi a aquisição de novos equipamentos, que otimizaram o processo de análises e exames, além de novos métodos para diagnósticos de doenças como a tuberculose, acelerando a obtenção dos resultados com maior precisão e qualidade.
Entre as melhorias dos serviços ofertados pelo laboratório central em 2023 estão ainda a implantação do exame para a detecção de Mpox em fevereiro de 2023, além de exames para detectar gonorreia e clamídia em amostras de urinas de pacientes. Os novos exames de ISts, foram possíveis devido a aquisição de um novo equipamento pelo laboratório por meio da rede de biologia molecular do Ministério da Saúde.
O Lacen também realizou a capacitação de profissionais do interior do estado sobre a coleta de amostras para a realização de exames, melhorando a qualidade do material coletado e consequentemente permitindo um processo de análise mais preciso.
“O Lacen é um dos pontos chaves da nossa rede estadual de saúde, o trabalho do laboratório como visto durante a pandemia é essencial para o andamento correto de atendimentos e tratamentos em todo o estado. Os resultados mostrados pelo Lacen Piauí antes do final do ano reforçam a necessidade de cada vez mais estruturar o serviço para ampliar e melhorar sua produtividade, garantindo que o laboratório tenha a estrutura adequada para atender e ajudar no tratamento dos piauienses”, fala a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.