-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
Dilvugação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou, nesta quarta-feira (4), a meta de alfabetizar, até 2030, pelo menos 80% das crianças brasileiras na idade adequada. Em cerimônia que reconheceu escolas com a nota máxima no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Lula destacou a importância da união entre governo federal, estados e municípios para alcançar esse objetivo. Atualmente, apenas 56% das crianças conseguem ler e escrever até o segundo ano do ensino fundamental.
Ao discursar, Lula enfatizou a urgência de reverter o cenário preocupante, no qual milhões de crianças chegam ao segundo ano do ensino fundamental sem estar alfabetizadas. Para ele, a colaboração entre diferentes esferas de governo é essencial para mudar essa realidade.
O Ideb, índice que foi criado durante o segundo mandato de Lula, em 2007, serve como um termômetro da qualidade da educação nas escolas públicas. Na avaliação de 2023, 21 instituições de ensino, todas localizadas na região Nordeste, atingiram a pontuação máxima. O Ceará foi o estado com o maior número de escolas premiadas, com 15 unidades, seguido por Alagoas com cinco, e Pernambuco com uma.
Durante o evento, Lula expressou seu orgulho em ver o Nordeste, historicamente associado a problemas educacionais, se destacando positivamente. Ele lembrou que, por muitos anos, o Nordeste liderava rankings negativos na educação, e que agora essa realidade está sendo transformada.