Cidade

Hospital Infantil Lucídio Portella se prepara para se tornarereferência em corurgias cardíacas pediátricas

Divulgação

O Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) deu um passo significativo em direção ao aprimoramento do atendimento a crianças com doenças cardíacas congênitas ao receber uma avaliação técnica para a implementação do Projeto Congênitos. Esta iniciativa, promovida pela Associação Beneficente Síria/Hcor em colaboração com o Ministério da Saúde, busca transformar hospitais em Centros de Atendimento a Cardiopatas Congênitos.

A visita técnica teve como objetivo avaliar a adequação do Hilp para receber a certificação e integração ao projeto, que inclui transferência de tecnologia e capacitação para a realização de procedimentos avançados. Especialistas do Hcor e representantes do Ministério da Saúde elogiaram as instalações e destacaram a importância do projeto para melhorar o atendimento às crianças cardiopatas.

O diretor do Hilp, Ribamar Bandeira, ressaltou o impacto positivo da parceria para o hospital e a comunidade. O Projeto Congênitos visa realizar até 198 atendimentos e 792 teleinterconsultas no triênio 2024-2026, buscando reduzir desigualdades regionais e ampliar o acesso a cirurgias cardíacas pediátricas, especialmente em regiões com menos infraestrutura.