-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
Divulgação
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, reconheceu situação de emergência no município de Bonfim do Piauí devido à seca. A portaria foi publicada na edição do dia 08 de agosto do Diário Oficial da União. Além da cidade piauiense, foi reconhecida emergência em mais 13 municípios brasileiros.
Com o reconhecimento da situação de emergência, a Prefeitura de Bonfim do Piauí poderá solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Em nota, o Ministério da Integração explicou que das 14 cidades onde foi reconhecida situação de emergência, nove enfrentam um período de estiagem. No caso de Bonfim do Piauí, a situação de emergência é por conta da seca, um período de falta de chuvas mais prolongado do que a estiagem.
As cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar do Ministério da Integração recursos para ações de defesa civil. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.