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Governo do Piauí avança em obras essenciais para solucionar gargalos de infraestrutura logística do estado
Divulgação
O Governo do Piauí está fazendo progressos significativos em obras de infraestrutura essenciais para o desenvolvimento do estado. São rodovias, a conclusão da primeira etapa do Porto de Luís Correia, iniciativas voltadas à revitalização da hidrovia do Rio Parnaíba e outros projetos que ampliarão as possibilidades do transporte logístico do Piauí.
As obras e iniciativas do Governo do Piauí visam fortalecer a logística de escoamento da produção agrícola e industrial, solucionando gargalos logísticos e promovendo o desenvolvimento em todo o Estado. Esses gargalos são apontados em um recente relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O documento "Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste" destaca que o Piauí enfrenta desafios estruturais que impactam diretamente no seu desenvolvimento econômico, especialmente no setor industrial.
O relatório da CNI lista nove obras prioritárias para a infraestrutura do Piauí, das quais cinco são de responsabilidade do Governo do Estado – as outras quatro, do Governo Federal. O fato de o Governo Rafael Fonteles já estar trabalhando na execução dessas obras demonstra o comprometimento da administração estadual em enfrentar esses desafios.
As obras incluem as BRs 135/PI e 330/PI, as rodovias Transcerrados (PI-397) e Palestina (PI-262), PI-115 e PI-459, Ramal ferroviário Eliseu Martins (PI) – Porto Nacional (TO), Ramal Ferroviário Porto Franco – Balsas (MA), Porto de Luís Correia, Hidrovia do Parnaíba e a Margem Equatorial.
Rodovia Transcerrados
A concessão da rodovia Transcerrados, essencial para o escoamento da produção agrícola do Cerrado piauiense, já concluiu sua primeira etapa. O trecho de 236 km da Transcerrados e 40,8 km da estrada da Palestina está em operação, oferecendo serviços de guincho, reboque e assistência aos usuários, além de quatro praças de pedágio instaladas. Do total estimado de R$ 650 milhões para investimentos, a concessionária responsável já aplicou R$ 300 milhões.
Conexão Interestadual Piauí – Pernambuco (PI-459)
O asfaltamento da PI-459, no trecho que liga Betânia do Piauí a Santa Filomena, em Pernambuco, representa um investimento de R$ 23,7 milhões. Com 20,6 km de extensão, a obra está na fase de terraplanagem, realocação de cercas e construção de bueiros. Além de beneficiar a economia local, o projeto irá integrar importantes municípios e povoados do Piauí e Pernambuco, promovendo uma conexão mais eficiente entre os dois estados.
Conexão Interestadual – Piauí – Ceará
As obras da nova conexão interestadual ligando Assunção do Piauí ao município de Quiterianópolis - CE, iniciadas em abril de 2024, estão em andamento. Com 17,893 km de extensão, o projeto está sendo executado pelo DER/PI com recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 27,7 milhões. O percentual físico atual da obra é de 35,61%, com previsão de conclusão para agosto de 2025.
Hidrovia do Parnaíba
O projeto de construção da Hidrovia do Parnaíba avança com a finalização dos projetos executivos das obras no trecho de Uruçuí a Luís Correia. Os projetos, elaborados por uma empresa de consultoria contratada pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), foram finalizados em agosto de 2024. Adicionalmente, o Estado apresentou o memorial do Projeto de Revitalização Ampla do Rio Parnaíba, visando tanto a preservação ambiental quanto a recuperação da navegabilidade desse que é o mais importante rio do estado e um dos maiores do Nordeste.
Complexo Portuário
O Governo do Estado, por meio da Investe Piauí e da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto Piauí), está acelerando a implementação do Complexo Portuário de Luís Correia. O cais de atracação está 71,5% concluído, com previsão de finalização para dezembro de 2024. A retroárea deverá ser finalizada até maio de 2025. O valor total das obras contratadas até outubro de 2024 é de R$ 121,5 milhões.
O projeto do Complexo Portuário de Luís Correia terá um impacto significativo na economia local, sendo uma peça-chave no escoamento da produção agrícola do Cerrado piauiense e em operações de importação e exportação. O porto também contará com um Terminal de Uso Privado (TUP), atraindo investimentos privados e ampliando a competitividade da economia piauiense.
Apesar dos desafios, o estudo da CNI aponta que o Piauí possui grande potencial em setores estratégicos. O estado está inserido na região do Matopiba e integra a chamada "margem equatorial", uma área promissora para a exploração de petróleo e gás. Além disso, o Piauí se destaca pela geração de energia renovável, sendo o terceiro estado que mais produz energia solar e eólica no Brasil em termos de geração centralizada.
Com estas iniciativas, o Governo do Piauí demonstra estar alinhado com as recomendações da CNI, trabalhando proativamente para superar os obstáculos ao desenvolvimento econômico e posicionar o estado como um importante hub logístico e industrial no Nordeste brasileiro. As obras em andamento não apenas resolvem gargalos logísticos imediatos, mas também abrem caminho para novos investimentos e desenvolvimento sustentável em todo o estado.