-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
Divulgação
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, a primeira-dama Isabel Fonteles, liderou a comitiva de gestores que inaugurou, na última quarta-feira (7), duas brinquedopraças implantadas pelo Governo do Estado na zona sul de Teresina. As áreas de lazer, situadas nos bairros Esplanada e Parque Rodoviário, foram reivindicadas pelos moradores através do Orçamento Participativo (OPA). A meta do governo é construir 100 espaços iguais em todo o Piauí.
As brinquedopraças possuem piso de segurança emborrachado, gradil, playground com casinha dupla, escorregador com balanço duplo, cavalinhos de mola, balanço e gangorra dupla frontal inclusiva. O custo de cada espaço foi de R$ 200 mil.
Isabel Fonteles falou da importância da brincadeira no desenvolvimento da criança. “Brincar é direito da criança, brincar é coisa séria! Brincar ajuda no desenvolvimento social, cognitivo, motor, emocional da criança e a gente tem, sim, como estado, que proporcionar esses ambientes de lazer para as crianças, para que elas possam brincar, se divertir, se desenvolver da maneira mais adequada”, destacou.
Os investimentos do OPA são definidos mediante votação popular. A diretora da Associação Madre Cabrini, Denise Alves, destacou que envolveu outras escolas da região, para angariar mais votos e ter a proposta aceita. “Nós conseguimos mais de mil votos nessa proposta, e por isso não é uma conquista só do Centro da Juventude. É uma conquista coletiva de famílias, da sociedade civil, do estado organizado, do município, através das escolas. E a gente pensa que podemos muito mais com o orçamento do OPA”, comentou Denise.
A entrega das brinquedopraças contou com apresentações artísticas das crianças e participação das comunidades beneficiadas.
“É o que estava faltando para nossas crianças dentro da nossa comunidade. Veio na hora certa, no momento certo. É uma coisa maravilhosa que está acontecendo”, comemorou, emocionada, a presidente da Associação de Moradores do Parque Rodoviário, Rosângela Marchado.
“Aqui o Governo do Estado está concretizando um direito fundamental das crianças, que é o brincar. Um espaço para que elas possam estar se desenvolvendo e interagindo aqui na brinquedopraça, na escola e na comunidade”, avaliou a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes.
Pacto pelas Crianças
O Pacto pelas Crianças tem como finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.
Uma das metas é montar 100 brinquedopraças em municípios do estado, favorecendo a socialização e o brincar das crianças beneficiadas. “Ainda este ano, nós queremos revitalizar 40 praças, para poder implantar as brinquedopraças em 40 municípios do Estado”, acrescentou a primeira-dama Isabel Fonteles.
O programa intersetorial envolve prioritariamente as Secretarias de Estado da Educação, da Saúde e da Assistência Social. O secretário da Educação, Washington Bandeira, e a secretária das Cidades, Vilani Silva, também participaram das inaugurações.
OPA
O Orçamento Participativo é uma experiência importante de participação popular na destinação de recursos públicos para as comunidades, nas maiores cidades do Piauí. Em 2024, estão sendo inauguradas as obras escolhidas em 2023, que contemplam Teresina e Parnaíba. O programa foi expandido e, em 2025, começa a etapa de inaugurações também em Picos, Floriano e Piripiri.
“Tem um impacto positivo, digamos, do valor do investimento, mas é mais importante ainda do ponto de vista da democracia, das comunidades participando diretamente do Orçamento Público Estadual do Piauí”, avaliou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.