-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
Divulgação
Visando proporcionar infraestrutura apropriada para o ensino em tempo integral, o governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, inauguraram nesta sexta-feira (09/08) a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco, junto com o anexo Unidade Escolar Vaz da Costa, localizado na zona Norte de Teresina.
A ação integra o cronograma de melhorias na infraestrutura das escolas públicas estaduais por meio do programa Moderniza Seduc. O investimento ultrapassou R$ 3 milhões. A escola foi beneficiada com novos espaços modernos, incluindo salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, quadra poliesportiva e vestiários.
De acordo com o governador Rafael Fonteles, as transformações estruturais nas escolas estaduais visam a meta de conquistar o patamar de melhor educação do Brasil. O objetivo também consiste em oferecer melhores oportunidades paras as novas gerações de estudantes piauienses.
“A nossa rede estadual tem mais de 600 escolas, 502 são específicas de ensino médio, e todas elas estão passando, já passaram, por essa transformação, para receber uma infraestrutura mais adequada para essa formação integral, que inclui o ensino integral, ou seja, dois turnos, e a educação profissional e técnica. É assim que a gente vai transformar a educação do Piauí na melhor do Brasil, que é a nossa meta, para poder dar mais oportunidades para as novas gerações de piauienses, onde quer que eles estejam”, declarou.
O secretário da Educação destaca que o compromisso é fortalecer a qualidade das escolas estaduais, tanto na infraestrutura quanto na gestão escolar e no aprendizado dos alunos.
“Estamos transformando, nessa gestão do governador Rafael Fonteles, todas as escolas de ensino médio em escolas de tempo integral. Naturalmente, elas têm que ter a infraestrutura necessária para a execução do tempo integral, o modelo completo. E essa é uma escola que tem esse modelo completo. Nós vamos levar a todas as escolas que estão sendo convertidas em tempo integral, gradativamente e adequando ao tamanho do imóvel”, ressaltou Washington Bandeira.
O Ceti Cristino Castelo Branco é uma escola jurisdicionada à 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) e aderiu à modalidade de tempo integral em 2023.
Para o deputado estadual Gil Carlos, as melhorias nas estruturas do sistema educacional do Piauí auxiliam na formação dos alunos e garantem destaque na base de ensino promovido nas escolas de tempo integral. Conforme ele, a meta é expandir o modelo para todas escolas do mesmo padrão de ensino do Piauí.
“Uma escola completa e o mais importante, com um projeto pedagógico arrojado, o tempo integral e informação técnica profissional. Isso está se espalhando por todo o Piauí. A meta do governador é deixar essa estrutura nas 640 escolas do Estado, transformando a rede estadual no modelo para que tenha um ganho real na formação, no aprendizado e, portanto, na base educacional firme e forte”, destacou.
Com o papel empenhado em parceria com os órgãos do Estado, trabalhando de forma transversal, o coordenador Estadual da Juventude, Everton Calisto parabenizou a reforma da unidade de ensino e confirmou que o projeto foi pauta no Plano Estadual de Juventude.
“A coordenadoria da juventude é uma política de transversalidade. A juventude permeia em todas as áreas, então por isso que a gente é parceiro da Secretaria de Educação, pra gente estar dando o tom da juventude, dando ali as contribuições do que a juventude mais precisa, do que a juventude quer”, reforçou.
Segundo Luiz Figueiredo, professor de Judô da unidade de ensino afirma que a reforma vem para agregar no processo de ensino e aprendizagem. Para ele, as melhorias também levantam o interesse dos alunos ao esporte, podendo aflorar talentos da modalidade nas escolas.
“Na verdade, essas melhorias, um ambiente como esse, proposta para o alunado, traz possibilidades que talvez eles nem tivessem, nem teriam em outra ocasião. E a ideia do nosso projeto dentro da escola é utilizar a ferramenta do esporte, o esporte como uma ferramenta educacional e auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem desses alunos”, pontuou.
Para a aluna Amanda Evelin, a modernização completa das áreas da escola trouxeram maiores possibilidades de ensinamento e comunicação entre os estudantes. Além disso, os espaços interativos fortalecem as interações interpessoais no centro educacional.
“Há a melhoria na questão do ensinamento, porque como antes a escola não tinha essa disponibilidade de material, de ensino, de esporte, hoje em dia tá sendo até mais fácil a comunicação dos alunos. Também a questão das brincadeiras, porque tem a mesa de ping pong, todos os esportes. E hoje em dia estão sendo uma cultura mais nova para os alunos, além da comunicação, também a participação entre alunos”, explicou.