Cidade

Governador entrega registros de imóveis no Mocambinho e anuncia meta de 50 mil moradias regularizadas

Divulgação

O governador Rafael Fonteles participou, na última quarta-feira (4), da entrega dos registros de 200 imóveis localizados no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina. É a primeira etapa de um total de 4 mil moradias contempladas. A ação compõe o Programa de Regularização Fundiária Urbana (ProUrbe), que busca alcançar a marca de 50 mil imóveis regularizados até o fim deste ano. 

A solenidade aconteceu na praça da Telemar. O juiz Leonardo Brasileiro, coordenador do programa Regulariza e o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, participaram. A regularização simboliza a realização de um sonho compartilhado coletivamente durante 40 anos, quando surgiu o conjunto habitacional José Francisco de Almeida Neto, o popular Mocambinho. 

“Garante dignidade e segurança para essas famílias. E também aquece a economia, porque quando há o registro de imóveis há a possibilidade de financiamento. Então é uma ação social e econômica ao mesmo tempo”, ponderou Fonteles. 


Executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Administração do Piauí (Sead) e em parceria com o Tribunal de Justiça (TJ-PI), o ProUrbe já regularizou mais de 30 mil imóveis em todo o Piauí. O governo paga as custas do registro. 

“Já atuamos no conjunto Jacinta Andrade, no Bela Vista, no Dirceu, no Saci, todos esses conjuntos habitacionais que formam a identidade da nossa cidade Teresina, famílias que fazem parte da constituição da nossa história dessa grande capital”, ressaltou o secretário da Sead , Samuel Nascimento.

2adb392d-faae-4440-9144-4382d2e42d11.jpeg 
Além de Teresina, o ProUrbe abrange outros 12 municípios: Parnaíba, Floriano, Guaribas, Colônia do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Picos, São João do Arraial, Santo Inácio e Floresta do Piauí, Campinas do Piauí, Isaías Coelho e Wall Ferraz. Destaque para Guaribas,  que se tornou o primeiro município do país com 100% de imóveis regularizados no perímetro urbano, graças ao programa. 

a5eca13b-834a-4272-bcdb-a3d1981ec6b1.jpeg


Wellington Brasil, líder comunitário do Mocambinho, traduziu o sentimento dos moradores. “A gente tinha um regularizador aqui que era muito caro. Hoje o governo chegou e está dando 'de mão beijada' para toda a população. Graças a esse registro de imóveis, hoje a população do Mocambinho agradece e está todo mundo de parabéns”, disse.