-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
Divulgação
Os donos de cachorros e gatos podem vacinar seus pets contra a raiva de forma gratuita. Nos sábados, dias 24 de fevereiro e 2 de março, as equipes da Prefeitura de Teresina irão realizar a segunda fase da campanha de vacinação antirrábica que terá como foco a zona rural de Teresina.
Conforme a Fundação Municipal de Saúde, no dia 24 de fevereiro serão imunizados cães e gatos das zonas rurais Norte e Leste, enquanto o dia 2 de março será a vez das zonas Sul e Sudeste. A fundação informou que os vacinadores vão nas propriedades vacinar os animais.
A FMS já vacinou 132.673 cães e gatos contra a raiva na zona urbana de Teresina, sendo 91.027 cães e 41.646 gatos. A campanha de vacinação antirrábica na zona urbana foi realizada em duas etapas, dias 2 e 9 de dezembro.
A vacinação de cães e gatos é uma prevenção fundamental contra os vírus da raiva. Para proteger a todos, os tutores de cães e gatos devem manter os animais vacinados. O vírus, que pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas, tem letalidade de quase 100%.
O gestor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Élcio Leite Alves, avalia que houve boa participação dos tutores de animais ao comparecerem aos postos de vacinação na zona urbana. Para mais informações basta acessar o endereço eletrônico https://site.fms.pmt.pi.gov.br/zoonoses.
"Aquele tutor, que por acaso perdeu o dia da campanha, pode levar seu animal de estimação até a gerência de zoonoses em qualquer dia do ano que teremos pessoal capacitado para aplicar a vacina", diz o gestor.