-
Teresina ficará sem coleta de lixo a partir da sexta-feira (22)
-
WhatsApp começa a liberar a transcrição de áudios; saiba como usar
-
Com investimento de R$ 5,3 milhões, Rafael Fonteles inaugura Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares do Hospital Getúlio Vargas
-
Corpo de jovem que se afogou no Rio Parnaíba é encontrado em Teresina
-
Em Londres, Silvio Mendes visita projetos que poderão ser implantados em Teresina
Dr. Pessoa tem encontro com pais e crianças autistas e ouve demandas
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta segunda-feira (3), de encontro com portadores do espectro autista realizado
Dr. Pessoa destacou a importância de ações e projetos para o combate preconceitos contra autistas Fotos: Dantércio Cardoso / SEMCOM
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, na manhã desta segunda-feira (3), de encontro com portadores do espectro autista realizado, no Salão Nobre do Palácio da Cidade, na ocasião estiveram presentes o secretário municipal de Educação (SEMEC), Nouga Cardoso e de Cidadania e Assistência Social e Políticas Públicas Integradas, Allan Cavalcante, que ouviram as demandas relatadas pelas mães de crianças autistas. Também participaram do café da manhã as entidades: PRISMA, APADA, SER-CRIIA e CEID.
Dr. Pessoa destacou a importância da realização de ações e projetos que venham contribuir para o desenvolvimento e o combate aos preconceitos e discriminação às pessoas portadoras do Espectro Autista.
“Hoje realizamos o café com as crianças autistas e suas mães, além de entidades que atendem e ajudam a esse público, buscamos conhecer suas necessidades para que possamos trabalhar de forma mais efetiva. Nossa gestão tem trabalhado de forma integrada para garantir as politicas públicas necessárias, seja no âmbito da saúde, educação ou assistência social para melhor atender a população, em especial quem é portador de alguma deficiência”, ressalta Dr. Pessoa.
De acordo com o secretário Nouga Cardoso, o município tem buscado melhor atender aos portadores de Espectro Autista, as escolas têm contratando acompanhantes terapêuticos para auxiliar as crianças em sala de aula.
“O município tem o dever e obrigação de dar assistência aos portadores de algum problema especial, onde temos ampliando o número de pessoas qualificadas para acompanhar e orientar crianças autistas ou que tenham outra deficiência, assim, incluindo o mesmo na sociedade sem preconceito ou discriminação”, afirma o secretário da Semec.
O secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, falou sobre as ações de inclusão social e politicas públicas que a pessoa com autismo deve ser inserida.
“A secretaria de Assistência Social do município tem ajudado na garantia e promoção das politicas públicas, sendo realizados atendimentos e encaminhados aos órgãos e instituições parceiras, de acordo com a demanda de cada indivíduo, além de trabalhar a inclusão dessas pessoas na sociedade sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação”, comenta o secretário.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Clara Leal, enfatizou que a rede municipal de saúde está disponível para melhor atender e realizar o serviço adequado aos portadores de autismo.
“Estamos sempre buscando atender da melhor forma e garantir o direito ao atendimento a saúde desse público, sempre disponibilizando na rede médicos pediatrias, neurologista, psicologia entre outros, sempre de forma integrada”, ressalta Clara Leal.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Dia Mundial do Autismo foi criado em 2 de abril de 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamentos restritivos e repetitivos. O termo “espectro” foi inserido ao nome do transtorno autista em 2013, por conta da diversidade de sintomas e níveis que as pessoas apresentam.
Cada indivíduo com autismo tem seu próprio conjunto de manifestações, tornando-o único dentro do espectro. Existem quatro tipos relatados de autismo. Cada um tem suas próprias características e diferenciações: Síndrome de Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Transtorno Autista e Transtorno Desintegrativo da Infância.