Cidade

Dada a largada para a escolha do (a) novo (a) desembargador (a) do TJ

OAB elege hoje os integrantes da lista sêxtupla; 17 nomes disputam indicação

Divulgação

A OAB -PI define hoje os nomes que irão integrar a lista sêxtupla para disputar a vaga para desembargador (a) do Tribunal de Justiça do Piauí. Na eleição, votam apenas 34 conselheiros e cinco membros vitalícios. Ao todo, 17 candidatos estão inscritos para a disputa na  vaga da advocacia, pelo Quinto Constitucional 

Após a eleição, a lista com os seis nomes será encaminhada ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida, para formação da lista tríplice. Ao final do processo, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) escolherá o nome do (a) novo (a) desembargador (a).

Apenas quatro mulheres estão inscritas para concorrer à vaga que é referente à aposentadoria compulsória da única desembargadora da Justiça estadual piauense. Eulálio Maria Ribeiro Gonçalves completa 75 anos em agosto e será aposentada. Se a escolha do governador recair sobre um nome do sexo masculino, a Corte será a única do país a não contar com mulheres em sua composição.

Clube do Bolinha

 A presença feminina sempre foi rara na Justiça piauiense, criado em 1891 com a formação inicial de cinco desembargadores. Em 132 anos de história, apenas duas mulheres ascenderam ao posto máximo da Magistratura estadual. Além de Eulália, em 2005, a procuradora de Justiça Rosimar Leite Carneirofo escolhida pelo então governador,Wellington Dias pelo critério do Quinto Constitucional para o Ministério Público.

Desta vez, a vaga será ocupada pela OAB. O processo de escolha do (a) ocupante da vaga deixada por ela já começou. Até o momento, 17 advogados se inscreveram e apenas quatro são do sexo feminino. No próximo dia 30, a Ordem dos Advogados do Piauí vai escolher os nomes que irão compor a lista sêxtupla que será encaminhada ao Tribunal para a formação da lista tripla que, por sua vez, é encaminhada para o governador Rafael Fonteles, a quem caberá a nomeação

Relatório elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça revela que o Piauí tem o menor percentual de desembargadoras na Justiça estadual, ao lado do  Rio Grande do Norte, Pará, Roraima e Rondônia, com menos 17% da composição das Cortes exercida por mulheres . Em relação ao número de juízas, o estado tem entre 39% a 45% de mulheres. Já a composição da Justiça  Federal apresenta menor desigualdade para o cargo de desembargadora. O estado aparece entra as cinco unidades da federação com maior participação (acima de 31%) , juntamente com a Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Já as juízas titulares encontram-se em proporção acima de 36% nos estados do Piauí, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

CONFIRA OS CANDIDATOS

Agrimar Rodrigues De Araújo

Álvaro Fernando Da Rocha Mota

Aurélio Lobão Lopes

Claudia Paranaguá De Carvalho Drummond

Fábio Leal Da Silva Viana

Francisco Einstein Sepúlveda De Holanda

Joffre Do Rego Castello Branco Neto

Jozimar Laurentino De Paula

Lilian Firmeza Mendes

Maria Do Amparo Rodrigues Lima

Reginaldo Miranda Da Silva

Samea Beatriz Bezerra Sá

Thiego Monthiere Carneiro Borges Vieira

Wildson De Almeida Oliveira Sousa