Cidade

Covid-19: Uso de máscaras em ambientes com aglomeração deverá voltar no Piauí

Divulgação

Operações Emergenciais (COE) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) esteve reunido na manhã desta terça-feira (26) para avaliar os quadros de infecção por Covid-19 no Estado. Na ocasião, o comitê decidiu por deliberar novas ações quanto a iminência de uma nova onda de casos do coronavírus.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Luiz, o uso de máscaras em locais com aglomeração deverá voltar no Estado. “O COE vai fazer orientações, algumas delas relativas ao uso de máscaras em ambiente com aglomeração; em ambiente hospitalar nós orientamos que seja obrigatório uso de máscaras nas visitas aos pacientes e também dos profissionais que estão no hospital”, disse.

Um levantamento do banco de dados da Sesapi, juntamente com as análises clínicas de farmácias, apontaram para um crescimento do número de testagens por Covid no Piauí.

“Houve um crescimento das vendas [de testes] nas cidades de Piripiri, Picos e em Teresina. Então, se gerou uma procura por exames a medida que as pessoas estão sentido algum sintoma”, ressaltou Antônio Luiz

Outra medida citada na reunião foi para que os prefeitos piauienses orientem quanto a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste período de recesso, como uma estratégia de oferecer as vacinas para a população contra a Covid-19.

A diretora de Vigilância em Saúde, Cristiane Moura Fé, destacou a importância dos piauienses procurarem os estabelecimentos de saúde espalhados pelo Piauí quanto ao reforço da vacinação, principalmente sobre a vacina bivalente contra o coronavírus.

Todas as pessoas que ainda não fizeram seus reforços de primeira dose bivalente Covid-19 deverão fazer essa vacinação. Nós temos doses de vacina disponíveis e suficientes para serem feitas a população

Cristiane Moura FéDiretora de Vigilância em Saúde

O COE decidiu, ainda, que fica mantido o reforço quanto a vacinação de públicos prioritários, como idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas que tenham sido vacinadas com a primeira dose da vacina bivalente a mais de seis meses.

Fonte:Portalodia.com