Cidade

Com mais de 9 mil casos prováveis, Piauí está sem previsão de vacinar contra dengue

Divulgação

O Estado do Piauí está sem previsão de receber novas doses da vacina contra a dengue. A informação foi confirmada ao Portalodia.com pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nesta segunda-feira (20). Ao todo, o Estado já contabiliza 9.680 casos prováveis de dengue, segundo o painel temático da Sesapi. Mas mesmo com quase 10 mil casos suspeitos da doença, cidades populosas como Teresina, por exemplo, já não possuem mais doses do imunizante.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o cronograma de vacinação contra a dengue na capital se encontra suspenso porque faltam vacinas. O órgão explicou que a campanha de imunização contra a dengue depende das doses recebidas do Ministério da Saúde.

Todas as doses disponibilizadas para Teresina já foram agendadas para serem aplicadas. Diante disso, não há previsão para que a capital volte a vacinar e amplie o público alvo da campanha de imunização contra a dengue, porque não há ainda uma previsão de entrega de novas vacinas pelo Ministério.

Teresina recebeu parte das 21 mil doses da vacina Qdenga, enviadas pelo Governo Federal em abril. As doses foram aplicadas prioritariamente em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Além da capital, outras 29 cidades também receberam doses do imunizante.

A vacina contra a dengue foi incorporada no calendário do SUS no final do ano passado, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a disponibilizar o imunizante no sistema público de saúde. O imunizante, batizado de Qdenga, seria entregue aos estados conforme cronograma previamente estabelecido entre o Governo Federal e o laboratório.

Este cronograma previa a entrega de 460 mil doses em fevereiro, 470 mil doses em março, 1,65 milhão de doses em maio e em agosto, 431 mil doses em setembro e 421 mil doses em novembro. O Piauí, no entanto, havia ficado fora da lista prioritária de estados que receberiam a vacina porque não se encaixava em um dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde que era ter uma taxa de transmissão da doença.

Piauí tem 10 óbitos confirmados por dengue, segundo a Sesapi

O Piauí, no atual momento, possui 10 óbitos por dengue confirmados, segundo os dados do painel temático a Sesapi. Três estão em investigação. Um dos óbitos confirmados é um do pequeno Rafael Lira Martins, de 5 anos, que morreu no último dia 07 de maio em Teresina em decorrência da doença. A mãe dele, a médica Laysa Lira, faleceu 13 dias depois por suspeita da mesma doença. A FMS informou que ainda investiga a causa da morte da médica para confirmar se foi de fato complicação da dengue.

Com quase 10 mil casos prováveis de dengue, o Piauí tem um coeficiente de incidência da doença de 296,1 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Entre os grupos mais atingidos estão as pessoas entre 20 e 29 anos e entre 30 e 39 anos.

Fonte:portalodia.com