-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
-
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças no município de Jurema
-
Bombeiros Militares e Carteiros lançam oficialmente a Campanha Papai Noel dos Correios 2024
-
Governador Rafael está investindo mais de R$ 600 milhões no Metrô de Teresina e anuncia tarifa zero a partir de janeiro de 2025
Divulgação
Neste sábado (12/10), é comemorado o Dia das Crianças em todo o país. No Piauí, o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), está realizando uma série de ações para a emissão de documentos de identidade para crianças. Até o momento, 137 mil identidades foram emitidas para crianças entre 0 e 12 anos, reforçando a importância desse documento para a proteção e cidadania desde cedo.
Com o compromisso de garantir o direito à identidade para as crianças piauienses, o Instituto promove ações de emissão gratuita, com iniciativas em escolas, unidades de atendimento e eventos em parceria com a Seduc e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). O objetivo é assegurar que crianças e adolescentes tenham acesso ao seu primeiro documento de identidade de forma rápida e segura.
Além de garantir um documento oficial, a ação facilita o acesso a serviços fundamentais de cidadania e inclusão social, como saúde e educação, essenciais para o desenvolvimento dos jovens cidadãos. Apenas nas ações realizadas no IFPI e na Seduc, foram emitidas mais de 1.900 identidades somente em 2024.
O diretor do Instituto, Marcelo Mascarenha, destaca a importância de ter o documento de identidade desde a infância. “Possuir uma identidade desde cedo não é apenas um direito, mas um passo importante para a construção da cidadania”.
O Instituto também planeja expandir, em 2025, os serviços para atender recém-nascidos, emitindo a identidade ainda nas maternidades. Assim, os bebês poderão sair com seus documentos, contribuindo para a segurança contra casos de sequestros e trocas de bebês.