-
Polícia Militar vai promover 250 oficiais e praças em solenidade do Dia da Bandeira na terça (19)
-
Incêndio atinge hospital e mata 10 recém-nascidos na Índia
-
Pai morre após salvar filho de afogamento em Luís Correia
-
Rafael Fonteles apresenta protocolo de recuperação de celulares e Piauí Saúde Digital durante evento em Portugal
-
Sesapi comemora recertificação do Brasil como zona livre de sarampo e reforça a importância da vacina
Divulgação
A Carretinha da Saúde está chegando em Parnaguá. Os atendimentos vão iniciar nesta quinta-feira, dia 4 de abril. A ação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Pacto Pelas Crianças do Piauí. Serão oferecidos atendimentos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia a crianças de 0 a 6 anos. No dia 8 de abril, os atendimentos terão início no município de Luzilândia.
“A Carretinha da Saúde realiza atendimentos simultâneos das especialidades por meio de uma demanda pactuada com as secretarias de saúde e educação dos municípios, bem como com a assistência social. Nossa expectativa para esse ano é aumentar o número de crianças beneficiadas”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.
Em 2023, a Carretinha da Saúde passou por 20 cidades do Piauí, onde realizou 9608 atendimentos nas especialidades de fonoaudiologia, odontologia e oftalmologia. As crianças também receberam 654 óculos.
Além dos atendimentos especializados, a presença da Carretinha da Saúde também reforça a parceria com os municípios para melhorar os índices de imunização das crianças piauienses, levando vacinas para que os pais possam atualizar a caderneta de vacinação de seus filhos.